Esportes

Chicago Cubs é campeão no beisebol após 108 anos

Acabou a maldição. Com uma virada épica na série decisiva, o Chicago Cubs derrotou o Cleveland Indians por 8 a 7 na noite desta quarta-feira e conquistou o título da World Series, como é chamada a final do beisebol nos Estados Unidos. O Cubs encerrou um jejum de 108 anos , que representava a maior seca da história dos esportes americanos.

Foi uma vitória inesquecível para os torcedores do Cubs, que invadiram as ruas de Chicago para celebrarem o troféu e o fim do jejum. Um triunfo em uma final que foi fora de casa e parecia perdida quando o Cleveland Indians abriu 3 a 1 na série final. Mas os Cubs conseguiram três vitórias seguidas que garantiram o terceiro título da história da franquia. Os Cubs haviam sido campeões em 1907 e 1908.

Com uma participação decisiva em um jogo que precisou de uma décima entrada para ser encerrado, Ben Zobrist foi eleito o MVP das finais.

– É um jogo coletivo. Eu não acredito que estou tendo a oportunidade de segurar este troféu – disse Zobrist.

O jogador, aliás, está se especializando em ajudar times a quebrar jejuns. No ano passado, ele contribuiu para que o Kansas City Royals quebrasse uma escrita de 30 anos e voltasse a ser campeão da MLB. Mas isso não é nada perto dos 108 anos de espera do Cubs.

– Ben é um jogador que vence partidas. Seu poder ofensivo, seu poder defensivo, sua capacidade de correr para as bases. Ele tem sido um dos principais jogadores há muito tempo – disse o presidente do Cubs, Theo Epstein, que assinou um contrato de quatro anos com o jogador em dezembro do ano passado, período pelo qual ele receberá US$ 56 milhões.

TÍTULO HISTÓRICO

Com o título, os Cubs se unem ao New York Yankees (1958), Detroit Tigers (1968), Pittsburgh Pirates (1979) e Kansas City Royals (1985) como as únicas equipes a reverter um 3 a 1 na World Series.

BASEBALL-MLB-SERIES-GD02VVM2I.1.jpg

A conquista também acaba de vez com a ?Maldição da Cabra?. Uma lenda alimentada por torcedores diziam que, em 1945, um imigrante grego chamado Billy Sianis foi com a sua cabra de estimação assistir à uma partida da World Series. O cheiro do animal incomodou outros torcedores, que pediram a expulsão da dupla do estádio Wrigley Field. Sianis, então, teria lançado uma praga contra o time ao afirmar que o Cubs nunca mais voltaria a ganhar a competição.

Com o fim do jejum, a madrugada foi de festa para a torcida no entorno do Wrigley Field. Milhares de torcedores tomaram as ruas para festejarem com direito a muitos fogos de artifício e buzinas de carros sendo ouvidas por toda a cidade.

– É incrível. Esperávamos há muito tempo por isso – disse Greg Kojak, de 36 anos, que assistia à partida de um restaurante perto do estádio dos Cubs.

Wrigleyville, o bairro onde fica o estádio, foi o ponto central das comemorações.

– Não consigo explicar o que estou sentindo neste momento. Isso é tão épico. Esperei a minha vida toda por isso. É a sensação mais incrível do mundo – disse Dina Mansaour, de 33 anos.

– Estou muito feliz. Minha mãe me levou para o meu primeiro jogo do Cubs, mas ela faleceu e isso é para ela. Esse jogo é para ela – afirmou Fadiyla Mance, de 25 anos.

ATÉ OBAMA COMEMOROU

O título também foi comemorado na Casa Branca, onde o presidente Barack Obama, que é de Chicago, mas torcedor dos White Sox, vibrou com a conquista e convidou a equipe a visitar a sede do governo americano antes dele deixar a presidência.

?Aconteceu: o Cubs venceu a World Series. Querem vir para a Casa Branca antes de eu ir embora??, postou Obama em sua conta no Twitter.

Obama convida