Cotidiano

Chef Jamie Oliver fecha seis restaurantes e culpa Brexit

INFOCHPDPICT000059748410.jpg RIO – O Brexit afetou até mesmo a rede de restaurantes do chef britânico Jamie Oliver. O grupo anunciou que vai fechar seis de seus restaurantes italianos no Reino Unido, culpando as difíceis condições de comércio em meio às pressões do aumento de custos causadas pelo Brexit, segundo informações dos jornais ?Independent? e ?The Guardian?.

Jamie Oliver

A perda de valor da libra encareceu a importação de produtos da Itália, considerada fundamental para o bom funcionamento dos restaurantes. As seis unidades ? Aberdeen, Cheltenham, Exeter, Richmond, Tunbridge Wells e Ludgate Hill ? serão fechadas até o fim de março. Ao todo, os fechamentos vão afetar 120 funcionários. Segundo o grupo, no entanto, espera-se encontrar empregos alternativos para estas pessoas.

?Como todo dono de restaurante sabe, é um mercado difícil e no pós-Brexit as pressões e incertezas se tornaram ainda maiores?, afirmou o diretor-executivo do Grupo Jamie Oliver Restaurantes, Simon Blagden, ao ?Independent?.

Atualmente, existem 42 restaurantes italianos do Jamie Oliver no Reino Unido. Os seis restaurantes correspondem a 5% da receita do grupo. Diante da alta de custos das importações de ingredientes da Itália, o executivo informou que, para uma unidade ser sustentável, é preciso servir três mil refeições por semana.

O grupo manteve, no entanto, os planos de expansão internacional, com o lançamento de 22 novas unidades fora do Reino Unido.