Cotidiano

CEO de fast food, escolhido de Trump à pasta de Trabalho divide sindicatos

Trump Puzder-GUN31K1H7.1.jpg

WASHINGTON – O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, decidiu seu futuro secretário de Trabalho: Andy Puzder, CEO da CKE (que opera a Hardee’s e a Carl’s Jr), um dos conglomerados mais poderosos do fast food americano. Não anunciado oficialmente (ele e Trump ainda não confirmaram), Puzder é árduo crítico de iniciativas pelo aumento do salário mínimo e pelo pagamento de benefícios trabalhistas regulados. Suas posições dividem sindicatos. trump cabinet

Californiano, Puzder foi um dos primeiros grandes empresários a colaborarem financeiramente para a campanha de Trump. Ele organizou eventos de arrecadação e contribuiu com pelo menos US$ 150 mil para a corrida.

Puzder se destacou nos últimos anos por fazer campanha contra regulações governamentais excessivas nas empresas. Em comentários e publicações na imprensa, ele alegou que aumentar o salário mínimo acima da inflação forçaria empregadores a fecharem postos de trabalho.

Numa polêmica recente, Puzder criticou uma decisão do governo a favor de garantir o pagamento de hora extra para 4 milhões de trabalhadores assalariados. Ele também defende a automação na indústria do fast food.

O setor no qual Puzder é especializado tem feito greves e campanhas nacionais pelo aumento para US$ 15 a hora, valor apoiado por sindicatos.

O Departamento de Trabalho regula salários, segurança e discriminação no ambiente de trabalho. Representantes empresariais gostaram.

“Puzder é uma escolha excepcional que trará mais experiência dos negócios e olhar político em tantos assuntos que impactam empregados e empregadores”, comemorou em nota Robert Cresanti, presidente da Associação de Franquis Internacionais.

Mas muitos sindicatos criticaram a escolha.

? Trump estava fazendo um bom jogo na luta pela Presidência quando se referia a ajudar os trabalhadores e dar a eles mais oportunidades, mas com as indicações que fez, parece mais o contrário ? criticou Lee Saunders, presidente de um sindicato nacional de funcionários públicos.