Cotidiano

Centrais reclamam de pressa na discussão da reforma da Previdência

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu nesta terça-feira representantes de diversas centrais sindicais que reclamaram que o debate da reforma da Previdência está sendo feito com muita pressa. O relator da comissão especial, Arthur Lira, quer entregar seu relatório no dia 16 de março, tempo considerado insuficiente para um amplo debate, na visão dos sindicalistas.

? O trâmite está muito rápido e nós achamos que é preciso mais tempo para negociar. Isto foi garantido pelo presidente Rodrigo Maia. Nós queremos fazer uma reforma, mas não uma reforma a toque de caixa, como está se propondo aqui ? queixou-se Paulinho da Força.

Além do tempo de discussão, os sindicalistas também pediram mais acesso aos debates. Propuseram a realização de uma comissão geral, no plenário, com a presença de todos os interessados nas reformas da Previdência e trabalhista, tão logo sejam apresentados os respectivos relatórios.

Mais cedo, membros da comissão estiveram com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Segundo participantes, Temer está preocupado com os prazos, mas ouviu as ponderações dos parlamentares de que é preciso melhorar a comunicação do governo para “derrubar mitos” sobre o tema.

? Ele tem pressa, mas nós falamos para ele que mais importante que o prazo é o conteúdo. O governo tem que ter uma comunicação mais eficiente, esclarecer as mudanças propostas. Tem aposentado achando que a reforma vai alterar a pensão que ele recebe hoje, sendo que as novas regras só alcançam 33% da população ? argumentou o líder do DEM, Efraim Filho.