Cotidiano

Cemitério assustador

 

Túmulos abertos, bonecos de vodu, restos de simpatias, magia negra e até mesmo seringas são encontradas facilmente em um pequeno cemitério chamado Breda, que fica no meio de uma plantação de milho na área rural de Cascavel. O cemitério está localizado no início da estrada para a Comunidade de Gramadinho e parece um cenário de filme de terror.

Conforme o superintendente da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), José Roberto Guilherme, são feitas manutenções periódicas no Cemitério Breda, mas o controle é difícil. “Nós limpamos, consertamos a cerca, o portão. Mas é assim, em um dia limpamos, no outro está novamente cheio de [trabalhos de] magia negra. O pessoal vai bastante lá fazer isso”.

A solução adequada, segundo o diretor da Acesc, é a desativação do Breda e transferência dos restos mortais para o Cemitério Gramadinho. “A meu ver, ali é um local inadequado para um cemitério, fica bem na beira da estrada. Não temos ainda uma previsão, mas precisamos antes falar com a comunidade, com os familiares para ver as viabilidades, pois estamos lidando com o emocional dos familiares”, diz.

Fotos: Aílton Santos

Imagem 1: cemiterio gamadinho _as_ (2)

Legenda: Muitos vestígios de magia negra são encontrados logo na entrada do cemitério

Imagem 2: cemiterio gamadinho _as_ (7)

Legenda: Bonecos de vodu foram deixados no cemitério

Imagem 3: cemiterio gamadinho _as_ (21)

Legenda: Em volta da cruz central do cemitério há muitos restos de magia negra e simpatias

Imagem 4: cemiterio gamadinho _as_ (28)

Legenda: Superintendente da Acesc diz que a manutenção periódica do cemitério é realizada, mas a solução adequada é a desativação