Política

Castrações na semana que vem

Começam na semana que vem as castrações de cães e gatos que estão em posse de ONGs e protetores individuais em Cascavel. A garantia é do Secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté. Ontem foram conhecidas as clínicas cadastradas para fazer o serviço. Elas se candidataram por meio de chamamento público. Seis clínicas se cadastraram, mas só três estão habilitadas a começar o procedimento. São elas Lanali – Laboratório de Análises de Alimentos S/S (Clinivel), Lube & Fermo Ltda (Planeta Bicho) e Redin & Carvalho Ltda (Animal Care).

Pelo menos por enquanto, o serviço será destinado apenas aos animais que estão com as ONGs porque, no caso de animais de famílias carentes, o município ainda não tem estrutura organizada para tratar esses animais, caso eles estejam doentes e necessitem de tratamento antes de serem castrados.

O mesmo com animais de rua. Mas a medida é considerada um avanço, já que voluntários vão poder ter um “alívio” nas contas de castrações com o serviço sendo oferecido pelo município.

Serviços

Foram disponibilizados R$ 450 mil para as cirurgias e a responsabilidade fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente quanto à fiscalização, principalmente, das ações. Ao todo, as cirurgias ofertadas pelo município vão custar R$ 449.460.

Os serviços disponibilizados pela Prefeitura foram esterelizações de 66 felinos machos, 154 felinos fêmeas, 528 caninos machos e 1.232 caninos fêmeas. Todos os procedimentos com os cuidados necessários no pré e no pós-cirúrgico.

Ideia

Como a prefeitura não tem condições de montar uma estrutura própria para castrações e ainda teria que dispor de um transporte para buscar os animais para castrações, a ideia é implantar, no ano que vem, um “castramóvel”. Seria um ônibus com estrutura como de uma clínica para “andar” pela cidade. Esse veículo ficaria uma semana em cada bairro, por exemplo, para fazer as castrações e o acompanhamento – principalmente no caso de fêmeas, que demoram mais para se recuperar.