Esportes

Cascavelenses já estão em Milão para tentar vagas nas Olimpíadas

O campeonato começará nesta quinta com a presença de atletas de 101 países

Curitiba – Depois de um período de treinamento em Portugal, as seleções brasileiras de canoagem velocidade e paracanoagem já estão em Milão, na Itália, para a disputa do Campeonato Mundial 2015, primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O campeonato começará nesta quinta-feira (20) com a presença de atletas de 101 países nas disputas pelo título mundial e por vagas para a Rio 2016.

A delegação brasileira é formada por 14 atletas da canoagem velocidade, 11 da paracanoagem e 19 profissionais da comissão técnica, com a presença de cascavelenses nas três equipes. Todos estão confiantes em conquistar bons resultados para o Brasil.

O técnico da equipe de caiaque feminino, Lauro Souza Júnior, está treinando forte com suas atletas, dentre elas a medalhista de bronze no K1-500m em Toronto 2015, Ana Paula Vergutz.

“A preparação foi ótima e o desempenho da Ana está cada dia melhor. Percebemos que hoje já estamos mais rápidos do que estávamos no Pan e a expectativa é que possamos bater a melhor marca nesta competição e chegar o mais próximo possível do tempo das principais atletas do mundo”, disse o cascavelense, que treina Ana Paula desde os tempos de Clube de Regatas Cascavel, no Lago Municipal.

Outros que competirão em Milão e que iniciaram no esporte em Cascavel são Roberto Maehler (prata no K4-1000m) e Vagner Junior Souta (prata no K4 1000m e bronze K2-100m), também medalhistas nos Jogos Pan-Americanos no Canadá.

Paracanoagem

Na paracanoagem brasileira, uma das principais equipes da modalidade no cenário internacional, o cascavelense Alex Pessoa disputa seu primeiro Mundial cerca de um ano após ter iniciado no esporte.

Vagas garantidas

Por ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil já tem garantidas as vagas no C1-1000m masculino, K1-1000m masculino e K1-500m feminino na canoagem velocidade, além de uma vaga no feminino e uma vaga no masculino na paracanoagem, que no Rio de Janeiro será disputada pela primeira vez em uma Olimpíada.

O Mundial de Milão será a primeira oportunidade para o Brasil conquistar mais vagas para a Rio 2016. Na canoagem, a segunda chance será no Campeonato Pan-Americano 2016, marcado para maio do ano que vem nos Estados Unidos. Para a paracanoagem, a segunda chance será no Mundial 2016, em maio, na Alemanha.