Esportes

Cascavelenses comemoram conquistas no Sul-Brasileiro

Competição reuniu 120 atletas em São José dos Pinhais, no fim de semana

Cascavel – Evento organizado pela Confederação de Muay Thai do Brasil e que está dentre os principais do calendário do esporte no País, o Campeonato Sul-Brasileiro teve cascavelenses em destaque nas disputas que reuniram cerca de 120 atletas de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no fim de semana.

Integrantes da equipe PRVT (Paraná Vale Tudo), Rafaela Thomazini (Adulto, até 67 kg), Kethelin Thais da Silva (Sub-17, até 57 kg) e Niomar Schenas (Adulto, até 77 kg) voltaram para casa com o cinturão de suas respectivas categorias. Já Sheila Moreira (Adulto, até 51 kg) ficou com a medalha de prata por conta uma lesão que não a permitiu disputar a luta final.

Comandada pelo professor Júlio Cezar Raizel, que teve auxílio do instrutor Eduardo Carvalho e do professor Cylderlan da Silva, a equipe cascavelense contou com nove competidores no Sul-Brasileiro e foi a única representante da região na competição.

De acordo com Raizel, foram 40 dias de preparação para os atletas competirem pela primeira vez no evento.

“Foram treinos técnicos, físicos e o trabalho de perda de peso, além do lado psicológico. Eles treinaram todos os dias em dois períodos”, revela o professor.

Tendência ao MMA

Apesar de terem faturado cinturões no muay thai, esporte que combina socos e chutes em luta em pé, Rafaela, Kethelin e Niomar tendem a migrar para o MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas).

Os três também são praticantes de jiu-jítsu. Praticante do muay thai há um ano, Rafaela, 25, optou pelo esporte justamente para aprimorar sua luta.

“Eu estreei no MMA, no qual tenho uma luta e uma derrota. Já no submission [jiu-jítsu sem o kimono tradicional] tenho uma luta e uma vitória e no muay thai tenho três lutas e duas vitórias”, explica a atleta”.

Já Kethelin, 17, começou a treinar há três anos para perder peso. Desde então foram 12 lutas no muay thai e 8 vitórias, e uma luta de jiu-jítsu que terminou empatada.

“Quero lutar MMA, meu sonho é chegar ao UFC”, diz a jovem que nocauteou a adversária para ficar com o cinturão no Sul-Brasileiro. Já Niomar tem no cartel cinco lutas e cinco vitórias no muay thai, e sete lutas e cinco vitórias no MMA.

Também praticante de jiu-jítsu, o lutador é outro que foco às lutas de artes marciais mistas.

“Para isso, aprimoro minha técnica com o muay thai, que é uma boa escola para a trocação”, explica.