Saúde

Cascavel tem mais duas mortes e 777 novos casos de dengue

Cascavel tem mais duas mortes e 777 novos casos de dengue

O boletim semanal da dengue divulgado quarta-feira (15) pela a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais duas mortes e 777 novos casos pela a dengue em Cascavel. Os óbitos são de dois homens, de 57 e de 61, anos na primeira semana do mês de maio. Com isso, a cidade chega a um total de 7.922 casos e de sete óbitos pela a doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O setor de controle de endemias realiza há meses uma série de ações para tentar reduzir os números e ainda realizou a aplicação de fumacê em vários bairros, mas mesmo assim e com as temperaturas mais baixas os números continuam aumentando. A cidade está em epidemia da doença desde o dia 13 de abril e em risco alto da doença na maioria dos bairros, com índice de 5,3%.

A coordenadora de endemias de Cascavel, Ana Paula Barboza, reforçou que continuam os trabalhos intensivos dos agentes de endemias em toda a cidade, mas que a população precisa mais do que nunca colaborar com a eliminação dos criadouros. O frio ajuda a reduzir os mosquitos alados, mas não elimina os criadouros e a eclosão dos mosquitos. “É necessário que todos tenham uma rotina de limpeza nas casas e locais de trabalho”, disse Ana Paula. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

Os bairros com mais casos de dengue na cidade são o Cascavel Velho com 670 casos, em seguida o Interlagos com 548 casos e em terceiro lugar o Floresta com 539 casos confirmados. Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, febre, manchas pelo corpo. Quem tiver este tipo de sintoma deve procurar uma unidade de saúde para atendimento médico.

O Estado do Paraná que também está em epidemia tem um total de 51 mortes e 96.956 casos confirmados em 349 municípios, ou seja, a doença está presente em 87,46% dos municípios paranaenses.