Cotidiano

Cascavel recebe apresentações virtuais de montagem teatral

A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons em tempos de pandemia com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando

Depois de 52 apresentações em 11 cidades de dez estados brasileiros com um público de mais de 9 mil pessoas em 2019, o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança chega – no formato on-line – a Cascavel, com apresentações gratuitas dias 25, 26 e 28 de outubro. Domingo às 18h e segunda e quarta-feira às 20h30.

A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons em tempos de pandemia com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando.

Em Quem Prospera Sempre Alcança, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e a direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em 11 diferentes personagens.

A temporada 2020 do espetáculo será apresentada em 15 cidades de nove estados brasileiros, somando 42 sessões, sendo que, a cada apresentação, o elenco realiza um bate-papo virtual com a plateia.

Nos dias 26 e 28 de outubro, a conversa ganha convidados especiais para falar de empreendedorismo. Na segunda, o bate-papo terá a presença de Danieli Gelain Basso, personal stylist e empreendedora na Moda Clout nas cidades de Cascavel e Toledo, e, na quarta-,feira contará com Marcelo Menegatti, doutor em Administração, mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e professor colaborador do colegiado de Administração pela Unioeste.

O espetáculo

Quem Prospera Sempre Alcança começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem as vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias.

A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e, na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

Sem didatismo e com muito humor

O autor e diretor Leonardo Cortez explica que o espetáculo não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal. “O espetáculo é anterior à pandemia e, devido ao cenário econômico, já dialogava muito com o público. Agora que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”, acrescenta o autor e diretor. Leonardo conta ainda que com a interrupção das apresentações presenciais devido a pandemia, o espetáculo migrou para o online sem perder as características originais. “Fizemos vários testes e ensaios para que a qualidade técnica fosse a melhor possível. Serão três câmeras com cortes e edição ao vivo, além de uma iluminação especial no palco”, enfatiza.

O que: Quem Prospera Sempre Alcança
Onde: Cascavel
Quando: Dias 25, 26 e 28 de outubro, domingo às 18h e segunda e quarta-feira às 20h30
Quanto: Livre. Gratuito. Duração – 45 minutos
Onde ver: Facebook e Instagram – @quemprospera

Bate-papos:
Dia 26 de outubro – Danieli Gelain Basso
Dia 28 de outubro – Marcelo Menegatti