Cotidiano

Carnaval da saudade e de muito lixo

Foz do Iguaçu – Em meio à folia durante o Carnaval da Saudade, tradicionalmente realizado em Foz do Iguaçu, faltou um pouco de conscientização dos populares sobre a correta destinação do lixo utilizado, principalmente com relação a vasilhames de bebidas alcoólicas, latas de cerveja e recipientes vazios de espuma artificial. A prova do desrespeito era visível pelo chão. Há quem dia também que os banheiros químicos disponíveis eram insuficientes para atender o público presente. As forças de segurança acompanhavam de perto a folia e não havia registrado nenhum incidente durante a primeira noite.

O Carnaval da Saudade é considerado um dos eventos mais simbólicos para o Carnaval de Foz do Iguaçu. Foram mais de quatro mil foliões no primeiro dia com a expectativa de reunir um número ainda maior nos outros dias.

Os blocos se reúnem na rua Marechal Floriano com a Quintino Bocaiúva. Além do lixo, outra situação que chamou a atenção foi a chuva que literalmente “lavou a alma” dos foliões.

De acordo com a prefeitura, parte da limpeza foi feita ainda na mesma noite e outra parte na manhã de ontem. Como o público superou a expectativa da organização, os pontos de lixo se mostraram insuficientes, e serão aumentados para a festa, que iniciava sempre as 16h com término às 22h. A recomendação da prefeitura é que cada um leve a sua sacolinha para recolher o próprio lixo e descartar no lugar correto.

Criado há 12 anos, o Carnaval da Saudade é uma festa organizada pela Fundação Cultural e faz parte da programação do Carnaval iguaçuense e inclui ainda bailes populares no CTG Charrua e matinês em alguns bairros da cidade. A festa é dedicada para a eleição do concurso de fantasia infantil e apresentação de blocos carnavalescos, mas que foi adotado por milhares de foliões nos últimos anos.

O Carnaval da Saudade terá continuidade nesta terça-feira à tarde, com animação da Banda Sabanna. Haverá ainda o Concurso de Blocos e Foliões e para a reposição de energia, a canja do galo será servida às 17 horas. Toda a renda obtida com a venda do prato será revertida a entidades sociais.

Também acontecerá o Concurso de Blocos e Foliões. Para repor as energias, a Canja do Galo Inácio será servida a partir das 17 horas, e os recursos arrecadados com a venda do prato serão revertidos para organizações sociais.