Esportes

Cariocas botam planejamento à prova em semana de estreias ?para valer?

Em um começo de temporada no qual os times têm pela frente desafios urgentes e paralelos ao Carioca, é nítida a percepção de que os planejamentos serão colocados à prova bem cedo. Poupados da primeira fase do Estadual, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estreiam esta semana, mas as prioridades neste primeiro momento vão além dos compromissos caseiros iniciais, que, este ano, não poderão ser apenas um prolongamento da pré-temporada.

Na tabela feita sob medida para compensar o desfalque na fase preliminar, Vasco e Fluminense farão o primeiro clássico Estadual no próximo domingo, no Engenhão. O tricolor, no entanto, interromperá a semana de preparação para entrar em campo nesta terça-feira, em Juiz de Fora, na estreia da Primeira Liga, contra o Criciúma. Além da defesa do título de uma competição que nasceu como alternativa e foi incorporada mais cedo ao calendário, o time de Abel Braga começa a lutar pela afirmação no imaginário da torcida e crítica de que é possível ser competitivo com um time considerado mediano, sem as estrelas do passado vitorioso.

Com a necessidade de apresentar resultados em pouco tempo nesta sua volta às Laranjeiras, o técnico Abel Braga tem usado da privacidade do Centro de Treinamento na Barra da Tijuca para fechar parte dos jogos-treinos. Mas não é impossível imaginar que tentará levar a cabo a sua intensão de montar um time ofensivo, ainda com base em um meio-campo comandado por Gustavo Scarpa, como em 2016. Sem ter contratado atacante de área, Henrique Dourado herdou a 9 de Fred e precisará provar com urgência ser capaz de assumir tamanha responsabilidade: em 13 jogos, fez dois gols. O time precisa de um zagueiro e de um lateral-esquerdo. Nessa posição, ganhou força nos últimos dias o nome de Cortez, ex-Botafogo.

COLO COLO NA MIRA DO BOTAFOGO

Depois do Fluminense, é justamente o alvinegro que tem jogo marcado fora das fronteiras do Estadual. E é o time com maior peso para obter resultado imediato. No dia 1º de fevereiro, o Botafogo já começa a decidir uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. O time do técnico Jair Ventura receberá o Colo-Colo, do Chile, no Engenhão. Uma semana depois, jogará em Santiago a partida de volta. A preocupação em garantir um bom resultado em casa ronda General Severiano.

Se depender do jogo-treino deste domingo, o início de temporada poderá ser promissor. O alvinegro goleou o Rio Branco-ES por 4 a 0, em Cariacica, na Grande Vitória. Os cinco reforços jogaram: Montillo, Roger, Gilson, Gatito e Jonas. Se a torcida tinha alguma desconfiança em relação à dupla de ataque que iniciou a partida, formada por Pimpão e Roger, ela foi por terra. Os dois mostraram entrosamento e Pimpão marcou dois gols.

Outro destaque foi o meia Montillo. Além de passe para Pimpão, o argentino marcou o seu. Sassá fechou o placar. Com problemas musculares, Carli e João Paulo foram poupados. Camilo entrou no decorrer da partida, porque, convocado para o jogo da amizade entre Brasil e Colômbia, na quarta-feira, não estará disponível na estreia do time no Carioca, no mesmo dia do jogo da seleção, contra o Madureira, em Moça Bonita.

Mesmo fora, o jogador é considerado titular absoluto e está empolgado para jogar ao lado de Montillo. O argentino, por sua vez, aposta que Camilo será crucial nas partidas da Libertadores.

? O talento que ele tem foi importante ano passado e este ano terá que ser mais ainda. É claro que vamos tentar ajudá-lo para que seja ? declarou o argentino.

Apesar da fragilidade do adversário, o jogo foi importante para Jair testar exatamente a formação tática com Pimpão ao lado de Roger, sem Camilo. Quando treinava no 4-2-3-1, Camilo e Montillo jogavam mais adiantados e tinham em Roger a referência no ataque. Ao que tudo indica, a alternativa funcionou.

A empolgação da torcida com o bom momento do time desde 2016 e agora, com a estreia na Libertadores, pode ser contada em números. No começo de janeiro, o número de sócios-torcedores ultrapassou 20 mil. Nos últimos dias, passou de 22 mil. A tendência é aumentar.

AMBIÇÃO RUBRO-NEGRA

O Flamengo chegou a 2017 com pretensões altas. A vaga na Libertadores deu asas a objetivos mais ambiciosos. Um deles é superar a barreira da fase de grupos da competição internacional. Nas duas últimas edições que participou, o rubro-negro ficou pelo caminho logo no início. Para evitar repetir o passado, a diretoria trouxe Conca como grande nome, ao lado de Diego. Porém, o meia argentino não tem condições de jogo por causa de uma lesão no joelho esquerdo. A previsão é tê-lo somente no fim de abril, mas esse prazo pode ser encurtado.

Enquanto isso, outro argentino parece ganhar espaço no time que estreia sábado, contra o Boavista, na Arena das Dunas, em Natal. Mancuello, que não teve o desempenho esperado ano passado, foi testado na ponta direita no jogo-treino com o Vila Nova ? os goianos venceram por 2 a 1, no sábado. A derrota indica que a equipe ainda se encontra longe do ajuste fino após duas semanas de pré-temporada.

? Foi uma primeira experiência. Conversamos bastante, há período de adaptação na posição dele. Vão ser dadas oportunidades. Pelo tempo de adaptação e inteligência, acho que consegue fazer a função ? disse o técnico Zé Ricardo.

De volta à elite do Brasileiro, o Vasco terá o primeiro contato com a realidade de 2017 no clássico com o tricolor. No caso do time de São Januário, a primeira impressão é importante para não dar margens a comparações com o time de 2015, que havia conseguido o acesso à Série A no ano anterior e voltou a ser rebaixado no Brasileiro ? mesmo que tenha conquistado o Carioca nos dois últimos anos. Na pré-temporada, ao se deparar com um adversário de peso, perdeu por 4 a 1 para o Corinthians, na Florida Cup. Conseguiu se recuperar diante do River Plate, com um golaço de Nenê, que pode ter a companhia de outro jogador renomado. O atacante Luís Fabiano está na expectativa de acertar o distrato com o Tianjin Quanjin, da China, para poder assinar com o clube carioca.

Fora isso tudo, há o Maracanã. A casa do futebol carioca ainda está com seu futuro indefinido, e as entidades envolvidas tentam reabri-lo a tempo do Campeonato Estadual.