Cotidiano

Careca, Alexandre de Moraes se descontrai com brincadeira de senador sobre xampu

65011143_Brazilian Minister of Justice Alexandre de Moraes appointed by Braz.jpgBRASÍLIA ? O senador Armando Monteiro (PTB-PE) quebrou a rigidez das palavras para fazer uma brincadeira ao questionar Alexandre de Moraes, que é careca. Monteiro arrancou risos do sabatinado quando brincou que o ministro licenciado citou o roubo de um xampu como roubo de menor gravidade, que poderia ser resolvido antes de um julgamento nos tribunais. Até então sério, Moraes abriu um sorriso. Ao vivo Alexandre de Moraes na CCJ

? Pediria licença para começar com um comentários mais leve. Quando fazia sua exposição, e com muita propriedade sobre distorções do sistema penal brasileiros, exemplificava com crimes de menor potencial lesivo e fez referência a um roubo de xampu. E disse ao lado aqui: é natural que o nosso ministro seja mais indulgente com esse tipo de crime ? disse Monteiro, gerando risos na plateia.

? Faz tempo que não uso (xampu), senador ? brincou Moraes.

ESPECIAL: O QUE PENSA ALEXANDRE DE MORAES

Armando Monteiro quis saber se o sabatinado continuará com seu estilo mais expansivo, ao contrário de Teori Zavascki, a quem vai suceder na vaga se for aprovado pelo Senado.

? Dizem que o senhor tem gosto pelas luzes. Será fiel ao figurino do Teori ou ao seu mesmo? ? questionou o senador. ? Cada pessoa é um estilo. Mas obviamente a postura num cargo no Poder Executivo é absolutamente diverso do que num cargo no Judiciário.

Moraes ainda defendeu a atual forma de indicação de ministros.

? Essa forma de indicação de nomes de ministros comprometeu a atuação do STF? ? perguntou de volta, ao reforçar que só atuará como revisor da Lava-Jato no fim dos processos.