Cotidiano

Capitão usa sistema de vídeo contra a violência

A instalação dos equipamentos em Capitão ocorre em parceria com o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu

Capitão – Os índices da violência cresceram tanto e de forma tão generalizada no Brasil nos últimos anos que os sistemas de videomonitoramento deixaram de ser vistos apenas nas grandes cidades. Médias, e mais recentemente pequenas, buscam parcerias para empregar a tecnologia na tentativa de diminuir a violência. Capitão Leônidas Marques é um dos pequenos municípios do Oeste que se rendem a essa estratégia.

A instalação dos equipamentos em Capitão ocorre em parceria com o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, responsável pela implantação de uma usina na divisa com Capanema. A doação das câmeras de segurança ocorreu por meio de termo de doação. A administração pública recebe 18 equipamentos de videomonitoramento, instaladas em áreas de grande fluxo do perímetro urbano. O valor do equipamento chega aos R$ 118 mil.

No acordo, a prefeitura ficou responsável pela instalação e pela manutenção do equipamento. Por sua vez, o destacamento da Polícia Militar faz a vigilância. A expectativa de líderes e moradores é de que essa nova ferramenta contribua para inibir a prática de crimes que há um bom tempo tira o sono da comunidade.