Cotidiano

?Candidatura do PMDB não caiu do céu?, diz Rodrigo Maia

BRASÍLIA – Sem poupar críticas o adversário do centrão Rogério Rosso (PSD-DF), o candidato do DEM à Presidência da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ) também levantou dúvidas sobre a decisão do PMDB de lançar como candidato oficial o deputado Marcelo Castro (PI). Maia afirmou que a candidatura “não caiu do céu” e que ainda tenta compreender o movimento do PMDB. Depois de conversa longa, de mais de uma hora, com tucanos na liderança do partido, Rodrigo Maia diz que confia na união dos partidos da antiga oposição – PSDB-DEM-PPS e PSB – em torno de uma candidatura.

? Estamos conversando, mas a aliança (do DEM) com o PSDB é natural, é mais fácil. O que precisa explicar é mais difícil. Esse campo (os quatro partidos da antiga oposição) juntos, com paciência e inteligência, é o único organizado para ganhar a eleição ? disse Maia, negando que vá pedir que o candidato do PSB, Júlio Delgado (MG), retire sua candidatura:

? Você não pede para ninguém retirar, você fortalece a sua candidatura. Vamos construir um caminho para sairmos melhor nesta disputa.

O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), decidiu receber na liderança vários candidatos à disputa presidencial da Câmara para conversar e decidir a quem a bancada de 51 deputados irá declarar apoio. O PSDB poderá decidir que candidato terá chance de ir para o segundo turno. Imbassahy afirmou que só depois de conversar com os candidatos o partido irá anunciar a posição.

Segundo um tucano, os líderes dos quatro partidos da antiga oposição decidiram nesta terça-feira seguirem unidos no apoio a um dos candidatos – seja Maia ou Delgado – para garantir a presença de um representante deles no segundo turno. Juntos, os partidos têm 120 votos e acreditam que podem chegar, com apoios em outras legendas, a 150 votos.

Ao comentar a candidatura do peemedebista Marcelo Castro, Rodrigo Maia afirmou:

? Uma candidatura não cai do céu. Não sei (qual a estratégia). O PMDB é um partido experiente. Ainda tento entender o que aconteceu.

Sobre Rosso, Rodrigo Maia voltou a criticar a decisão dele “abrir a campanha” agredindo-o r a pregar a “pacificação” da Câmara.

? Temos que trabalhar pela pacificação e recuperar o compromisso com a palavra. Dar tranquilidade ao governo nas votações da Casa.

O PSDB já recebeu para conversas os candidatos Carlos Manato (SD-ES), Esperidião Amin (PP-SC) e Beto Mansur (PRB-SP). Tucanos deixaram a reunião elogiando a desenvoltura de Amin, mas acreditam que a tendência do partido é apoiar Rodrigo Maia. Houve críticas, no entanto, á candidatura de Marcelo Castro. Um tucano brincou sobre a candidatura de Marcelo Castro, ao descartar apoio ao peemedebista:

? Fica a frase dita pelo Manato na conversa : que manchete querem ver no dia seguinte. Com a vitória de Castro, será: Câmara elege candidato de Lula.