Cotidiano

Campanha desenvolve ações de prevenção ao suicídio

Tupãssi – O próximo dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por isso, o mês foi escolhido para realização da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

A campanha ocorre desde 2014 e a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

Hoje considerado um problema de saúde pública no Brasil, a ocorrência de suicídios tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de Aids e da maioria dos tipos de câncer.

“O assunto muitas vezes é considerado um tabu e para que esses tabus sejam quebrados é importante falar sobre o assunto. É importante não ter medo de se aproximar das pessoas e oferecer apoio. Esse apoio deve ser realizado com acolhimento do sentimento, sem preconceitos ou críticas. Para que, assim, a pessoa possa se sentir à vontade para falar sobre o assunto e sinta que não está sozinha”, explica a psicóloga Paola de Medeiros Souza.

O Setembro Amarelo conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Tupãssi.