Cotidiano

Caminhão atropela pessoas em Estocolmo; polícia fala em 3 mortos e vários feridos

Um caminhão atropelou pedestres em uma importante rua do centro de Estocolmo, na Suécia, nesta sexta-feira (7). Ao menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas, segundo a polícia sueca, citada pela agência estatal TT.

Serviços de segurança do país afirmam que se trata de um atentado, diz a France Presse. O primeiro-ministro, Stefan Löfven, fez uma breve declaração: "A Suécia foi atacada. Tudo aponta para um atentado terrorista".

O primeiro-ministro disse que uma pessoa foi presa, mas posteriormente a polícia negou essa informação. Em entrevista coletiva, o chefe nacional da polícia afirmou que já está em contato com a pessoa que normalmente dirige o caminhão, mas disse que ninguém foi preso. Ele disse também que a segurança foi reforçada em lugares-chave da cidade e que não há nenhum indicativo de um ataque iminente.

A polícia isolou a área e pediu que as pessoas evitem o centro da cidade. O serviço de metrô foi paralisado e a estação central de Estocolmo foi esvaziada. Além disso, a companhia nacional de trem da Suécia afirmou que todos os trens partindo ou chegando a Estocolmo foram cancelados pelo resto do dia devido ao ataque.

O incidente ocorreu perto de grandes lojas, na rua de pedestres mais frequentada da capital e uma das principais artérias da cidade, a Drottningatan, perto da esquina com a Rua Klarabergsgatan.

Em seu Twitter, a polícia afirmou que ainda não tem detalhes sobre o número de feridos e o estado de saúde deles.

A União Europeia ofereceu apoio e solidariedade à Suécia. “Um ataque a qualquer um dos nossos estados membros é um ataque a nós todos”, disse Jean-Claude Juncker, presidente do Executivo do bloco, que enviou condolências aos familiares das vítimas e elogiou o "trabalho corajoso" de quem socorreu os feridos.

Após o ataque na Suécia, policiais vão carregar armas por período indefinido nas principais cidades da Noruega e no aeroporto de Oslo, informou a polícia local.