Cotidiano

Câmara já tem deputados suficientes para abrir votação de Cunha

BRASÍLIA- Faltando cerca de duas horas para o início da sessão em que será votada a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o número de parlamentares presentes na Câmara já é suficiente para abrir o processo de votação. Às 17h09, 257 deputados já tinham registrado presença na Casa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), porém, deseja esperar que seja registrada a presença de pelo menos 400 dos 513 deputados. Isso porque para cassar Cunha são necessários 257 votos.

O debate sobre a presença dos deputados ocorreu devido ao fato de a sessão ter sido marcada para uma segunda-feira, dia em que habitualmente os parlamentares não estão em Brasília. Pesa ainda o fato de estarem em curso as eleições municipais. Apesar disso, os deputados garantiram que estarão presentes para decidir o futuro do colega.

Logo pela manhã, por volta de 11h, mais de 51 deputados já tinham registrado presença na Casa, número suficiente para abrir sessões. Às 13h, foi aberta uma sessão deliberativa para votar medidas provisórias. Muitos deputados aproveitaram o momento para, na tribuna, tratar do tema do dia: a cassação de Eduardo Cunha.

? Estaremos julgando aqui, além de Eduardo Cunha e sua prá de Eduardo Cunha e sua prática política, um sistema de exercer mandato público fundado nas negociatas, no fisiologismo, no clientelismo, na exploração da boa-fé, inclusive religiosa, da nossa gente, para o arrebanhamento político, nos lobbies ocultos, porque o lobby aberto e explícito é da natureza da democracia, desde que transparente, em tudo que é elemento antirrepublicano. É isto que estaremos julgando aqui: um modo de fazer política que ganhou desta Casa, infelizmente, muito amparo ? afirmou Chico Alencar (PSOL-RJ).

Adversários de Cunha de partidos aliados ao governo da ex-presidente Dilma desfiaram críticas e cobraram a presença dos demais colegas para garantir o quórum de votação. Mas também deputados peemedebistas, partido do ex-presidente da Câmara, não pouparam críticas.

Ao elogiar a decisão do presidente Michel Temer de trocar o comanda da Advocacia-Geral da União, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), criticou Dilma e Eduardo Cunha. Segundo ele, não há quem possa deter a Lava-Jato e assim como Dilma já perdeu o mandato, Cunha também deverá perder hoje.

? A Presidente Dilma, que era líder da quadrilha, já perdeu o mandato de Presidente. O Sr. Eduardo Cunha operava dentro do Governo da Presidente Dilma. A Presidente Dilma, na verdade, era chefe da organização, assim como o Sr. Eduardo Cunha é chefe de um ramo dessa organização. Por isso ele vai ser cassado na noite de hoje, não podemos deixar de nos lembrar disso. Todos aqueles que estão envolvidos na Operação Lava-Jato devem ser cassados, como o foi a Presidente Dilma, e têm que ir para a cadeia, seja quem for _ disse o peemedebista, que apesar disso reluta em adiantar o teor de seu voto na sessão desta segunda-feira:

? Sou um juiz, você verá na hora da votação!

Apesar do quórum suficiente na Casa, muitos deputados não registraram presença na sessão da tarde e, depois de quatro horas, com o registro em plenário de apenas 202 deputados, ela foi encerrada.