Cotidiano

Calor e muita chuva devem marcar a reta final do verão

chuva tempo fechado

Palotina – O calorão intenso dos últimos dias é a prova de que o verão promete para o último mês da estação, que se despede oficialmente dia 20 de março. Até lá, as condições do clima prometem ir do calor extremo, com temperaturas acima dos 30ºC, e muita chuva, em volume maior que os registrados desde o início do ano.

No último domingo, o dia já amanheceu quente e às 9h a temperatura já chegava aos 30ºC.

Ontem a sensação de abafamento potencializou o calor e a sensação térmica era de 34ºC no início da tarde.

Ainda no domingo o tempo mudou e em vários locais houve temporais. O alerta laranja se acendeu em todo o Estado e havia previsão de ventos acima de 60 km/h em vários locais e muita chuva. Mas chuva com força deve chegar com vontade nesta terça-feira.

Segundo o Simepar, a distribuição da nebulosidade teve início no fim de semana, mas as nuvens que acompanham a evolução de uma frente fria avançaram e hoje prometem despejar algo perto de 80mm de água em muitos municípios do oeste, mais da metade do previsto para chover o mês inteiro.

Essas áreas com chuvas, conciliadas com um ambiente atmosférico bastante aquecido e o desenvolvimento das áreas chuvosas, mantiveram para hoje os alertas de temporais para todas as regiões paranaenses.

Em Palotina, onde os termômetros bateram 34,5ºC ontem, uma das mais altas do Paraná, deve chover nesta terça-feira até 60mm. Em Cascavel, a previsão é de 90mm. Em Foz do Iguaçu, onde a temperatura máxima nesta terça não passa dos 25ºC, pode chover 25mm, e em Catanduvas são esperados 65mm.

A previsão é de que o sol só volte a reinar absoluto na sexta-feira (1º), mas no sábado pode voltar a chover. Até 10 de março poderá chover na região algo em torno de 150 milímetros e, até o início do outono, essa marca poderá passar, com facilidade, dos 200mm.