Cotidiano

Caixa e Garantioeste: Parceria inédita pode virar modelo ao Brasil

Projeto vai aproximar linhas de crédito de empresas de micro e pequeno porte

Cascavel – Uma parceria inédita assinada na terça-feira (3) na superintendência da Caixa Econômica Federal, em Cascavel, reúne todas as condições para servir de modelo para um projeto que poderá alcançar micros e pequenas empresas em todo o Brasil.

Caixa e Garantioeste formalizaram convênio que aproximará linhas de crédito, de capital de giro e de investimentos da CEF a pessoas jurídicas de toda a região.

“Esse é um marco histórico e que tem tudo para contemplar, no seu devido tempo, empresas em todo o território nacional”, disse o presidente da Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, Khaled Nakka, que é de Vera Cruz do Oeste.

A parceria resulta de meses de conversas e de ajustes. Os termos que conduziram à assinatura do projeto-piloto foram definidos pelo ex e atual vice da Garantioeste, Augusto Sperotto, que é de Toledo, com o superintendente da regional Oeste da Caixa, Edilson Zanatta.

“O Edilson entendeu a proposta, percebeu o seu alcance e decidiu se associar a um projeto que com apenas quatro anos apresenta excelentes resultados”, conforme Sperotto.

O convênio tem alcance na região, onde a Caixa conta com 47 agências. Uma pesquisa do Sebrae mostra que mais de 40% das frustrações na busca de recursos por parte das empresas ocorrem por falta de garantias.

“E esse é um problema que afeta principalmente as pequenas, por isso a Garantioeste é uma resposta ao fornecer cartas de aval que simplificam e facilitam o acesso ao recurso necessário para novos investimentos e à geração de empregos”, diz o presidente Khaled.

Segurança

O superintendente Edilson Zanatta considera a carta de aval um instrumento importante porque traz ainda mais tranquilidade e segurança na liberação de recursos pelas instituições.

O presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Alci Rotta Júnior, ressaltou que a parceria vai fortalecer a economia da região, que em boa dose é movida pela força das micros e pequenas empresas. Elas respondem por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) e por 52% da geração de empregos em todo o País.

(Com informações de Jean Paterno)