Cotidiano

Cadastro obrigatório a idosos

Uma determinação de julho de 2016 do governo federal estipula prazo para que idosos a partir de 65 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) sejam incluídos no Cadastro Único.

O cadastramento, que é obrigatório, pode ser feito até 31 de dezembro, porém, até sexta-feira (6), a Secretaria de Assistência Social de Cascavel faz atendimentos exclusivos a esse público. Segundo o coordenador do Cadastro Único, Rodrigo Daniel Gonçalves Leandro, quem não fizer o cadastro até a data limite terá o benefício suspenso.

“O governo quer monitorar esse recebimento, pois existem casos no Brasil de fraudes como famílias que não se encaixam no perfil e mesmo assim recebem o dinheiro. A obrigatoriedade é uma forma de acabar com isso e pagar o BPC a quem realmente precisa. Infelizmente, quem não fizer dentro do prazo estabelecido terá o benefício cortado”, relata.

Em Cascavel, aproximadamente cinco mil idosos recebem o BPC. Cada um deles tem direito a um salário mínimo – o equivalente a R$ 937 -, desde que se encaixe em alguns critérios estabelecidos pela União. Todos os meses, o benefício movimenta em torno de R$ 4 milhões na economia local.

O que precisa

Para a inclusão no Cadastro Único, o beneficiário deve procurar os pontos de atendimento em Cascavel, com seus documentos pessoais e também de todos os membros da família. Os documentos necessários são: CPF (obrigatório a todos os familiares), carteira de identidade e de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, qualquer documento que comprove renda, comprovante de residência atual (conta de água e luz), título de eleitor e declaração de matrícula e frequência escolar atualizada (de quem estiver estudando).

Vale lembrar que o BPC não é aposentadoria. O benefício é previsto em lei e deve ser pago a idosos acima de 65 anos ou pessoas de qualquer faixa etária que possua deficiência que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade e/ou ser inapto no mercado de trabalho. Leandro diz ainda que até dezembro de 2018 a obrigatoriedade passa a valer também aos deficientes que já possuem o benefício.

Onde cadastrar?

Cras Cancelli – Rua Ernesto Farina, 555

Cras Central – Rua Curitiba, 1241

Cras CEU/Santa Cruz – Rua Caiçaras, 401

Cras Cascavel Velho – Rua Londres, 980

Cras Interlagos – Rua Solidariedade, 733

Cras Periolo – Rua Jaraguá, 406

Cras XIV de Novembro – Rua Romário Correia de Oliveira, 487

Central do Cadastro Único – Rua Rio de Janeiro, 3118