Cotidiano

Caciques do Ceará comemoram eleições em seus berços políticos

FORTALEZA – Com o resultado da eleição municipal em Fortaleza ainda incerto, os principais caciques políticos no Ceará comemoraram ontem vitórias pessoais pelo interior do estado. Em diversos municípios se repetiu o cenário de antagonismo entre os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) contra os candidatos apoiados pelos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). Na capital cearense, Cid e Ciro apoiam a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT), enquanto Eunício e Tasso são aliados do segundo mais votado, o deputado estadual Capitão Wagner (PR).

Os irmãos Cid e Ciro Gomes conseguiram eleger o caçula da família, Ivo Gomes, prefeito de Sobral, quinta maior cidade do estado e berço político do grupo. O empenho dos Ferreira Gomes na missão foi tanto que, durante a maior parte da campanha, Cid ficou em Sobral ajudando a trazer votos para Ivo. No município, a família derrotou o candidato de Eunício, o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), que, na reta final, recebeu também o apoio de Tasso, que decidiu abandonar o candidato tucano na cidade.

Eunício Oliveira também teve uma vitória pessoal nesta eleição. Ontem ele comemorou a eleição, em sua cidade natal, a pequena Lavras da Mangabeira, do correligionário Ildsser Oliveira (PMDB), com 53,6% dos votos, derrotando o candidato da família Ferreira Gomes, Dr. Tavinho (PDT). O engajamento de Eunício na campanha de Ildsser foi intenso. A aliados, Eunício considerou que a vitória significou uma derrota para o ex-presidente Lula, além dos irmãos Ferreira Gomes, já que o PT estava na coligação de Dr. Tavinho.

Tasso Jereissati também tem motivos para comemorar. Depois de ver o PSDB minguar no Ceará nos últimos anos, ele conseguiu aumentar de 2 para 15 o número de prefeitos no estado nesta eleição. Além disso, elegeu 8 vice-prefeitos pelo estado e disputa o segundo turno em Caucaia ? segundo maior município do Ceará –, com Eduardo Pessoa (PSDB). E ainda teve o gostinho de derrotar o candidato do governador do estado, Camilo Santana (PT), na cidade natal do petista, Barbalha. Lá, Tasso elegeu o tucano Argemiro Sampaio contra o concunhado do governador, Fernando Santana (PT).