Cotidiano

Caciopar realiza maior evento empresarial do ano

Cascavel – A Caciopar realiza nesta sexta-feira em Cascavel o maior evento do calendário empresarial do oeste do Paraná em 2017. O 4º Congresso da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste será aberto às 8h na Associação Atlética Coopavel, no KM 106 da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Com o tema Desenvolvimento territorial e atuação local, o evento reunirá cerca de 300 empresários e líderes dos mais diferentes segmentos organizados da região.

O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informa que o Congresso é organizado a cada dois anos e reflete sobre assuntos pertinentes ao setor produtivo regional. “É uma chance dessas forças se unirem e emprestarem seus talentos a algo maior, que é o desenvolvimento de uma das regiões que, mesmo com limitações, está entre as que mais crescem no Brasil”.

Um dos pontos altos do evento será a palestra master com o pós-doutor em Epistemologia e filósofo Luiz Felipe Pondé. A palestra dele será às 18h45 sobre Ética e suas tensões no mundo contemporâneo.

Programações

As atividades do Congresso Caciopar começam com credenciamento às 8h e café da manhã. A estrutura do Biopark em Toledo, voltada à formação de pesquisadores, à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias será o assunto de abertura às 9h30, com o presidente do parque Luiz Donaduzzi.

Depois será a vez da mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio Helda Elaine Völz apresentar o tema As potencialidades da mulher no desenvolvimento territorial. A palestra seguinte será com o coordenador da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, sobre A Itaipu e o desenvolvimento territorial sustentável.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, fechará a programação da manhã com apresentação sobre A infraestrutura e a logística do Oeste do Paraná.

Uma das sensações da programação será um talk show. Essa será a primeira atração depois da pausa para o almoço. O mediador convidado pela Caciopar para coordenar os trabalhos é o diretor de Operações do Sebrae Paraná Júlio Cezar Agostini.

Os debatedores confirmados são Danilo Vendruscolo, presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), professor Carlos Paiva, doutor em Economia, e o empresário José Carlos Valêncio (Cuca), presidente da Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) e diretor do Conselho de Desenvolvimento de Maringá. O Congresso ainda reserva o anúncio e a entrega à vencedora do 2º Prêmio Caciopar Mulher.