Cotidiano

Cabelo, pele e dentes: parar de fumar só traz benefícios para a sua beleza

pessoas sorrindo.jpg

Oito horas são suficientes para que o seu corpo comece a trabalhar a seu favor. Esse é o tempo, comprovado em estudos científicos, que aponta para o início de uma recuperação dos níveis de oxigênio no sangue resultante da ausência do cigarro. Em termos leigos, significa dizer que a pele recebe estímulos para iluminar-se.

? Pele e cabelo reagem depressa e começam a apresentar melhor nutrição. Se a pessoa não voltar a fumar e iniciar tratamentos para recuperar a elasticidade e firmeza da pele, as rugas profundas diminuirão gradativamente ? explica a dermatologista especializada em medicina estética Geana Lima.

Fumar envelhece. Portanto, faz sentido que o abandono do vício tenha efeito contrário, como continua explicando a médica:

? Um único cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de uma hora. Além da diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição, há redução das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e elasticidade, e dos níveis de vitaminas A, C e E, antioxidantes naturais. As inúmeras substâncias tóxicas ainda prejudicam a imunidade, deixando a pele vulnerável a doenças como psoríase e dermatites. Toda a região da boca, aliás, sofre com o tabagismo. O mau hálito torna-se constante e os dentes acabam manchados e enfraquecidos. A exemplo do que ocorre com a pele, a imunidade local também é reduzida, deixando a pessoa mais suscetível a doenças e inflamações.

A periodontista Raquel Salvia Esmeraldo explica que o cigarro também interfere no trabalho dos profissionais no consultório.

? Acaba que, além de colaborar para o surgimento de problemas, o fumo interfere significativamente no resultado e no prognóstico de vários tratamentos bucais ? diz Raquel.

Ou seja, o que as profissionais tentam dizer é: fumar detona sua beleza, vitalidade e saúde, coisa que você provavelmente já sabe. Mesmo assim, vale a pena visualizar, com o apoio de especialistas, tudo o que é possível ganhar esteticamente com o ato de riscar o cigarro da rotina.

Fotolia_72869077_Subscription_XXL.jpg

Por uma vida com (bem) menos rugas

Aparência mais envelhecida. Pele flácida, sem brilho e amarelada. Rugas precoces nas mãos, pescoço e rosto (principalmente ao redor da boca e dos olhos). Ossos faciais proeminentes devido à perda de colágeno. Dificuldade na cicatrização de cortes e feridas em todo o corpo.

Com essa lista já deu pra pintar um retrato da pele com o passar dos anos associados ao cigarro, não é? Porém, como já dito, os benefícios de parar surgem relativamente rápido e a recuperação de boa parte dos danos é possível com alguma ajuda extra.

? Boa alimentação, ingestão de vitaminas e de minerais antioxidantes, como selênio, luteína e zinco, já colaboram para resgatar a saúde da pele de um ex-fumante. Cremes à base devitaminas e de ácido retinóico, bem como outras formulações para uso tópico, também podem ser prescritas ao longo do tratamento. Há, ainda, os muitos recursos da medicina estética, como laser de CO2, mesoterapia, peeling químico e luz intensa pulsada, entre outros ? enumera Geana.

Segundo a especialista, os resultados aparecem após quatro semanas. Rugas profundas exigem mais tempo e métodos combinados, mas a textura, coloração e brilho da pele melhoram a cada hora transcorrida sem cigarro.

Fotolia_104080160_Subscription_XXL.jpg

Cabelo saudável e menos celulite

Ressecamento e queda do cabelo e aparecimento (ou piora) de celulite também estão relacionados ao hábito de fumar, tudo mais uma vez por conta do fluxo sanguíneo danificado. No caso dos fios, a chegada de nutrientes ao bulbo capilar, onde o cabelo nasce, é prejudicada. Já em relação aos inconvenientes furinhos na pele, a circulação de sangue defasada favorece o acúmulo de líquidos e toxinas. Quem para de fumar e adota uma dieta balanceada pode ver melhora em ambos os casos, em algumas semanas.

Fontes:

Dermatologista Geana Lima (CRM: 99005)

Dentista Raquel Salvia Esmeraldo (CRO: 83292)