Esportes

Britânico Nick Skelton, com Big Star, leva ouro nos saltos no desempate

Nick Skelton.jpg

RIO ? A medalha de ouro no individual dos saltos ficou pela primeira vez com a Grã Bretanha. O britânico Nick Skelton/Big Star zerou os três percursos, incluindo o de desempate, e bateu o sueco Peder Fredricson/All In no tempo, por cinco décimos. O canadense Eric Lamaze/Fine Lady 5, com uma falta cometida, levou o bronze.

hipismo 19/08

Com poucas chances, os brasileiros entraram na rodada final com quatro pontos perdidos e tendo que torcer contra muitos conjuntos. Pedro Veniss conseguiu zerar o percurso, mas foi penalizado com a perda de um ponto por ultrapassar o tempo limite de 68 segundos, encerrando a participação em 16º.

Doda Miranda não cometeu falhas. Porém, seis conjuntos foram perfeitos e tiraram qualquer possibilidade de medalha para Doda, que terminou em nono lugar. A disputa pela medalha de ouro teve de ser decidida no desempate.

? Estou muito feliz por ter conseguido zerar o percurso numa Olimpíada, com um cavalo que estou montando e competindo há tão pouco tempo. Claro que fica com um gosto por não termos conseguido uma medalha, pois tínhamos condições tanto por equipes quanto no individual – disse Doda Miranda, após sua participação.

Num percurso menor, cujo o tempo também era critério para definir o campeão, com nove obstáculos e dez esforços. Dos seis conjuntos empatados, apenas dois conseguiram zerar: Nick Skelton e Peder Freddricson. Tanto o atual campeão olímpico, o suíço Steve Guerdat, e o canadense Eric Lamaze, ouro em Pequim-2008, derrubaram um obstáculo. O bronze foi para o Canadá por um segundo.

Hipismo: a final dos saltos por equipe