Esportes

Brasileiros são campeões no Rali Dakar

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin são os campeões da categoria para UTVs no 40º Rali Dakar. A dupla conquistou o título sábado, em Córdoba, na Argentina, após 14 etapas e mais de 8 mil quilômetros de desafios a bordo do UTV Can-Am Maverick X3.

A dupla brasileira apresentou consistência desde o início da prova. Venceu cinco etapas, recorde entre os UTVs, incluindo os dois dias de disputas em formato maratona – nos quais os competidores rodaram mais de mil quilômetros sem apoio mecânico externo.

“Estou muito emocionado”, disse o experiente piloto Varela. “Dedico o título à minha família, que está sempre ao meu lado, ao navegador Gustavo Gugelmin, responsável por uma navegação perfeita, e para a equipe South Racing Can-Am/Divino Fogão, que proporcionou o melhor UTV e a melhor estrutura possíveis. O Can-Am Maverick X3, mais uma vez, mostrou que está pronto para qualquer situação”, continuou.

O título do Rali Dakar é inédito na vitoriosa carreira de Varela. Entre os carros, ele é bicampeão mundial da modalidade (classe T2) e conquistou duas taças no Rali dos Sertões. Seu currículo inclui mais de 360 provas off road disputadas – apenas no Rali Dakar foram sete participações.

catarinense Gugelmin, que cumpriu a sua terceira participação no Rali Dakar, possui 19 anos de experiência nas competições off-road. “O título no Rali Dakar é um sonho realizado”, afirmou o navegador. “Foi muito difícil chegar até aqui, agora estou muito feliz e tranquilo, com a sensação de dever cumprido. O Brasil está no topo do mundo e espero que essa conquista traga mais apaixonados para o esporte”, concluiu Gugelmin.

Outros campeões

Nas outras categorias, Kamil Wisniewski (Pol) foi campeão da categoria Quadriciclos; Eduard Nikolaev (Rus), na Caminhões; Matthias Walkner (Aut), motos; e Carlos Sainz (Esp), na categoria Carros.

Classificação final da UTVs no 40º Rali Dakar
1º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Bra), 72h44m06
2º) Patrice Garrouste (Fra)/Steven Griener (Che), 73h41m43
3º) Jose Luis Pena Campo/Rafael Tornabell Cordoba (Esp), 82h57m26
4º) Claude Fournier (Fra)/Szymon Gospodarczyk (Pol), 82h53m31