Esportes

Brasil quebra hegemonia do Quênia na Meia Maratona do Rio com Giovani e Joziane

A Meia Maratona do Rio foi verde e amarela neste domingo, e em dose dupla. No masculino, Giovani dos Santos, mineiro de Natércia, e no feminino, Joziane Cardoso da Silva, paranaense de Nova Santa Bárbara, venceram as provas deste domingo e quebraram um jejum de oito anos do país sem vitória.

Giovani completou o percurso de 21km pela orla carioca com o tempo de 1h04m54s. O pódio teve ainda Joseph Aperumoi, do Quênia (1h05m15), e outro brasileiro, Gilmar Silvestre (1h05m49), que ficou com o terceiro lugar.

– Eu me preparei, sabia que o Rio de Janeiro é muito calor. Sempre treinei muito. Acho que essa torcida merece faz tempo, né? Eu vim com muita vontade. Só tenho a agradecer – disse o novo campeão.

giovani_andredurao.jpgNa chegada, Giovani homenageou Vanderlei Cordeiro de Lima, repetindo o gesto do aviãozinho na comemoração, eternizado pelo maratonista quando conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004.

Entre as mulheres, a campeã Joziane marcou tempo de 1h17m56. Ela disse que o calor foi uma preocupação.

– Nossa, estou muito feliz porque há muitos anos o Brasil não subia ao ponto mais alto do pódio. Fiz uma prova muito cautelosa, porque o clima não estava ajudando. As quenianas reagiram, mas não vieram. Fui me sentindo bem e consegui a primeira colocação – comentou.

joziane_andredurao.jpgA última vez que o Brasil venceu a Meia Maratona do Rio foi em 2008. Naquele ano, Marilson Gomes e Maria Zeferina Baldaia foram os campeões. Desde então, só deu Quênia, com exceçãpo de 2014, quando Leul Aleme, da Etiópia, conquistou o primeiro lugar na prova masculina.