Esportes

Brasil perde para o Canadá e enfrenta EUA nas quartas de final do basquete feminino

Menos de 12h depois de perder para a Grã-Bretanha, na partida realizada na noite deste domingo, a seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas voltou à quadra nesta segunda-feira, na Arena Olímpica do Rio, na Parque Olímpico da Barra, e foi derrotada novamente, desta vez para o Canadá: 82 a 49. Mesmo assim, o Brasil garantiu vaga nas quartas de final, tudo por conta da única vitória conquistada na primeira fase, na estreia do torneio, diante da Argentina (85 a 19). As “hermanas”, derrotadas em todos os jogos, foram as eliminadas do Grupo A, entre as cinco equipes.

Porém, agora, a seleção brasileira terá agora uma pedreira pela frente: os Estados Unidos, nesta terça-feira, em horário ainda indeterminado, novamente na Arena Olímpica do Rio. As americanas venceram seus quatro jogos na fase classificatória.

? É o gigante do basquete (Estados Unidos). Temos consciência da nossa capacidade, mas sem nos subjugar. Vamos para cima, com coragem e atitude ? promete o técnico da seleção, Martoni Sampaio.

Sobre o fato de ter jogado em um intervalo tão curto de tempo, a armadora Jessica disse que o time se preparou para a maratona.

? Deu para descansar um pouco. Mas foi uma noite bem puxada. Tivemos que nos preparar psicologicamente para isso ? comentou.

? Agora é pensar nos Estados Unidos. É uma equipe difícil de ser batida e sabemos da nossa realidade. Só que vamos lutar até o último minutos ? garante Jessica.

O Canadá já foi abrindo vantagem para cima da seleção. Próximo aos três minutos decorridos de partida, vencia por 8 a 2. E manteve por um bom tempo a distância dos seis pontos. Após imprimir um ritmo ainda mais forte no fim da etapa, fechou o primeiro quarto em 24 a 12.

No segundo quarto, as canadense seguiram crescendo em quadra. Com pouco mais de cinco minutos, venciam por 37 a 14. Errando na defesa e no ataque, sem conseguir se encontrar, o Brasil foi para o intervalo perdendo por 49 a 22.

Aos quatro minutos do terceiro quarto, o Canadá abriu 30 pontos de vantagem: 54 a 24. As canadenses não deixavam as brasileiras jogarem, fechavam os espaços. Não dava mesmo para reagir. Faltando cinco minutos para o fim da partida, a distância no marcador era de 40 pontos, 78 a 38.

O Brasil ainda conseguiu levantar a arquibancada no apagar das luzes, com uma sequência de cestas. Inclusive a etapa terminou com superioridade brasileira (15 a 14). Insuficiente para uma reação à aquela altura da partida. Mas que deixou lições positivas, segundo o treinador.

? A equipe vem melhorando a cada jogo, gradativamente. Fazendo o estilo de jogo que queremos. Isso é importante. O fato de fazermos cinquenta pontos contra o Canadá mostra a nossa fluidez no ataque ? avaliou Martoni Sampaio.