Esportes

Brasil derrota Montenegro no handebol feminino por 29 a 23

201608141202285724_AFP.jpg Já classificada por antecipação, a seleção brasileira de handebol feminino venceu Montenegro, por 29 a 23, na manhã deste domingo, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, e garantiu o primeiro lugar no Grupo A da competição. Handebol masculino 11 de agosto

Com oito pontos, o Brasil pode ser igualado pela Noruega, que tem seis e enfrenta Romênia às 16h40m. Porém, as anfitriãs levam vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto. As brasileiras venceram as nórdicas na primeira rodada, por 31 a 28.

Agora, a equipe verde e amarela aguarda as definições de quem será a quarta colocada no outro grupo, o B, para saber quem terá frente nas quartas de final, terça-feira (o horário da partida ainda não foi definido). As adversárias mais prováveis são Suécia e Holanda, atual vice-campeã mundial.

? Se for a Holanda, tivemos dois jogos na mão contra elas antes de começar as Olimpíadas (empate por 23 a 23 e vitória por 29 a 27, no mês passado). Agora acho que tanto nós quanto elas estaremos mais bem preparados taticamente. Se for contra a Suécia, é equipe fisicamente muito forte. A escola nórdica é conhecida pela defesa forte e os bons lançamentos no contra-ataque ? avaliou o técnico da seleção brasileira, Morten Soubak.

? Chegamos ao Rio com os dois pés no chão e vamos continuar assim. Não mudou nada. O que mudou é que agora é mata-mata, é outro campeonato ? completou o treinador, ao ser questionado sobre a boa campanha no torneio.

Já a armadora Duda Amorim preferiu não analisar as potenciais rivais nas quartas de final. Estamos preparadas para qualquer adversário, de qualquer estilo. Porque tivemos todos os tipos de experiência neste início de competição – explicou.

Handebol: Brasil x Montenegro

Precisando da vitória para terminar a primeira fase na liderança, o Brasil começou com tudo diante de Montenegro. E chegou a abrir 5 a 1, aos quatro minutos. A seleção chegou a dar uma esfriada. Aos 10, Montenegro já havia encostado no placar (5 a 4). Sem encontrar espaços na defesa europeia, Ana Paula arriscou de longe e marcou 6 a 4. Mas as montenegrinas empataram na sequência, com Bulatovic, no tiro de sete metros. Mas Duda voltou a deixar as brasileiras com dois gols de frente (7 a 5), aos 13.

Aos poucos, as donas da casa foram dominando novamente a partida. Aos 15, venciam por 10 a 5. Mas o Brasil oscilava entre momentos de agressão no ataque e de relaxamento. Aos 26, Montenegro ameaçou uma reação novamente (12 a 10), após gol de Radicevic. Porém, o placar não foi alterado no primeiro tempo, apesar de as montenegrinas terem ficado sem Bulatovic, suspensa, nos dois últimos minutos.

Na segunda etapa, a seleção voltou mais ligada. Logo ampliou a contagem para 15 a 10. O ritmo seguiu assim até os 10 minutos, quando o Brasil vencia por 18 a 13. E quando as balcânicas chegavam ao ataque, a goleira Babi, sempre festejada pela torcida, estava lá para defender. Aos 20, o placar apontava 25 a 20. No fim, os 29 a 23 fizeram justiça ao bom jogos das brasileiras.

Apesar do bom momento do time, uma notícia abalou o grupo. A mãe da ponta-esquerda Fernanda, autora de quatro gols diante de Montenegro, faleceu na última quarta-feira, dia em que o Brasil perdeu sua única partida até aqui, para a Espanha (29 a 24). O drama pessoal da atleta não foi divulgado para a imprensa, mas ela mesmo o tornou público em um desabafo postado em uma rede social, na noite deste sábado.

? Somos um grupo, não só pelo que fazemos dentro de quadra. Também passei pela mesma situação no Mundial de 2013 (Brasil conquistou o título), quando perdi minha mãe. A gente se apoia, se ajuda. Não podemos deixar transparecer isso em quadra ? comentou Babi.

? Estamos dando todo o apoio para a Fernanda. Ela tem se mostrado muito forte, jogando com alma e coração ? disse a pivô Dani Piedade.