Esportes

Brasil decide vaga hoje

Sem saber o que é ficar fora das quartas de final de Copa do Mundo desde 1990, a seleção brasileira buscará mais uma vez a vaga entre os oito melhores nesta segunda-feira, às 11h (de Brasília), na Cosmos Arena, e terá como adversário o México, que caiu nas oitavas nas últimas seis edições.

A Copa disputada há 28 anos na Itália, na qual os então tricampeões mundiais foram eliminados logo na segunda fase, pela Argentina, foi a última sem a participação dos mexicanos. Desde então, a seleção brasileira conquistou dois títulos, foi vice-campeã uma vez, quarta colocada em outra e ainda acumulou duas quedas nas quartas.

Já os representantes da Concacaf viveram a chamada "maldição das oitavas". Nos últimos anos, o México se tornou uma pedra no sapato da seleção pentacampeã mundial, com triunfos em três finais: na Copa América de 1999, na Copa Ouro de 2003 e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, adiando em quatro anos o sonho do ouro inédito, obtido apenas no Rio 2016.

O México também levou a melhor na Copa América em 2001 e 2007 e na Copa das Confederações de 2005, mas nessas duas últimas os brasileiros não têm motivos para lamentar, já que ficou com o título.

Já em Copas do Mundo o domínio é verde e amarelo. O Brasil enfrentou a equipe da América do Norte quatro vezes, todas em fases de grupos, somou três vitórias (1950, 1954 e 1962) e um empate (2014) e não sofreu um gol sequer.

As equipes

Para este jogo, Tite recebeu a boa notícia da liberação do lateral-direito Danilo, recuperado de uma lesão no quadril, mas confirmou que Fagner continuará como titular. Já o lateral-esquerdo Marcelo, que sentiu espasmo na coluna contra a Sérvia, na última quarta, ficará fora, com Filipe Luís ocupando a vaga. E o meia Douglas Costa ainda não foi liberado para jogar, devido a uma lesão no músculo posterior da coxa direita. No México, Juan Carlos Osorio tem apenas uma baixa para o duelo, o zagueiro Héctor Moreno, que cumprirá suspensão devido ao segundo cartão amarelo e provavelmente será substituído por Hugo Ayala.

FICHA TÉCNICA

Brasil x México – 2/7, às 11h

Allison; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jeses. Técnico: Tite

Ochoa; Álvarez, Ayala, Salcedo e Gallardo; Guardado, Herrera e Layún; Vela, Lozano e “Chicharito” Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio

Neymar

Mundo afora, a expectativa em relação à equipe do técnico Tite para este jogo é a atuação de Neymar, que tem no Mundial a chance de enfim chegar ao trono de melhor do mundo após as eliminações de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo neste sábado.