Esportes

Botafogo vence o Internacional e sobe para o quinto lugar

S008863.JPGO cenário era perfeito. Um estádio lotado, um jogo animado, um ex-jogador da casa, Vitinho, em grande noite no adversário. Mas, até os 39 do segundo tempo, faltava um gol na Arena da Ilha. Em pênalti sofrido por Sassá, o próprio atacante ? que começou o jogo no banco ? foi para a cobrança e deu a vitória por 1 a 0. Com o gol, ele se tornou artilheiro do Brasileiro, com 11 gols, empatado com Gabriel Jesus e Robinho. O resultado levou o alvinegro à quinta colocação, com 47 pontos ? Fluminense e Atlético-PR podem deixar o Botafogo em sétimo nesta quinta-feira.

TABELA: Confira os jogos e classificação do Brasileiro

Assim que começou o jogo, o juiz baiano Marielson Alves Silva roubou o protagonismo da partida, indo no caminho contrário daqueles que dizem que as boas arbitragens são discretas. Ele escolheu deixar o jogo seguir após contatos entre os jogadores, mas não demorou para deixar de marcar faltas. O resultado foi uma partida tensa no primeiro tempo.

Com a bola rolando, o Botafogo era melhor graças à boa partida de Aírton e Dudu Cearense, que tinham liberdade para distribuir o jogo. Mais adiante, Vinícius Tanque, que, por opção de Jair Ventura, deixou Sassá no banco, lutava a cada bola com Eduardo ? e chegou até a rasgar a camisa do zagueiro do Internacional.

O jogo físico não ajudava Camilo, que parecia sofrer também pela maratona de jogos que tem enfrentado. Sem o meia em um primeiro tempo criativo, foi Dudu Cearense que, de longe, chutou a primeira vez com perigo aos 31. Danilo Fernandes espalmou para escanteio. Após a cobrança, Carli arriscou um voleio e a bola bateu em Dudu, que estava no meio do caminho.

As chances tiraram o protagonismo da arbitragem e, até o intervalo, os dois times alternaram bons lances ofensivos. Aos 32, o meio alvinegro cochilou na marcação e Valdívia, de fora chutou com perigo, mas a bola foi para fora.

A melhor chance aconteceu quando Alemão, de esquerda, lançou Neílton na área. O atacante venceu Ceará na velocidade e, na saída de Danilo Fernandes, chutou cruzado. A bola saiu tirando tinta da trave. No minuto seguinte, Vitinho, ex-Botafogo e vaiado em todas as jogadas pela torcida, chutou forte da entrada da área e mandou para fora.

Com a necessidade da vitória, Jair Ventura apostou em mudanças ofensivas na volta ao segundo tempo. Saíram o volante Dudu Cearense e o centroavante Vinícius Tanque e entraram os atacantes Rodrigo Pimão e Sassá.

Aos 20, na jogada mais bonita da noite, Vitinho conduziu a bola em velocidade desde o campo de defesa pela lado esquerdo e foi em direção à área alvinegra, passando por Aírton e deixando Camilo caído no chão. Na hora de finalizar, Sidão salvou aquele que parecia um gol certo.

O Botafogo respondeu cinco minutos depois, em bolça que Neílton levantou na área. Esperto, Sassá se abaixou deixando a bola para Rodrigo Pimpão, que, livre, chutou para nova defesa de Danilo Fernandes. Aos 37, Eduardo derrubou Sassá na área. De forma atrapalhada, o juiz marcou a falta. Na cobrança, o próprio atacante foi para cobrança e marcou. Foi o 11º gol dele no Brasileiro, que se igualou a Gabriel Jesus e Robinho como artilheiro do campeonato.