Cotidiano

?Bom governo depende de visão e determinação?

As experiências que ele acumulou como prefeito de Maringá e como secretário estadual de Planejamento embasaram o Workshop para Gestores Públicos

Cascavel – As experiências que Sílvio Barros acumulou como prefeito de Maringá e como secretário estadual de Planejamento embasaram o Workshop para Gestores Públicos realizado na manhã de ontem, na Acic. O evento, apoiado também por Faciap, Amic e Sicoob, serviu como uma espécie de treinamento para o alto escalão da administração Leonaldo Paranhos, que também esteve presente, acompanhado do vice Jorge Lange, secretários, diretores e vereadores.

Sílvio informou que o compartilhamento de informações e de experiências pode contribuir muito para os avanços públicos e para o desenvolvimento de um município. “Não há duas cidades iguais. Mas é possível aprender e adaptar iniciativas que podem levar a bons resultados”, afirmou. Ele falou dos desafios que o prefeito eleito enfrenta, logo depois de ser declarado vencedor, para montar sua equipe e fazer os ajustes necessários.

“Além de sensibilidade e discernimento apurado, o gestor precisa ter em mãos, o mais depressa possível, um diagnóstico correto e verdadeiro para alicerçar suas atitudes e decisões”, destacou Silvio, apontando para a necessidade de visualizar o município não só para o período do mandato, mas para os próximos 20 anos, ou mais. E o resultado, ressaltou, depende do que se quer e o que se vai fazer para que os objetivos sejam alcançados. “Boas intenções não bastam. É necessário ter visão e determinação”.

 

TRANSPARÊNCIA

Silvio Barros destacou que as crises são e sempre serão comuns a todas as gestões públicas e que elas precisam de leituras coerentes para um enfrentamento adequado. A melhor forma de romper o abismo entre o poder público e os anseios populares, segundo ele, está na confiança. “Ela é a chave para aproximar os homens públicos da sociedade para que, juntos, possam construir coisas boas para todos”.

Um dos pilares da contínua construção de uma saudável relação de confiança é a transparência. “A adoção da franqueza e de atitudes responsáveis com a comunidade, como de não prometer o que é impossível de realizar, também deve ser um cuidado permanente dos homens públicos”, alertou. Ele também deu dicas sobre banco de projetos e de como elevar a receita pública sem aumentar a carga de impostos a empresas e ao contribuinte.