Cotidiano

Bolsas europeias caem, mas reduzem perdas com discurso equilibrado

LONDRES – Os mercados europeus caíam nesta quarta-feira, após vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, trazendo incerteza que agitava os mercados globais.

No entanto, o mercado recuperava parte de suas perdas com os operadores dizendo que o discurso da vitória de Trump foi equilibrado e conciliatório, aumentando expectativas de que alguns pontos mais inflamados da retórica de sua campanha podem ter ficado para trás.

Às 7h48, horário de Brasília, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuava 0,48%, a 1.316 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 tinha queda de 0,37%, a 333 pontos, tendo caído 2% no início da sessão. Setores sensíveis ao crescimento, como automóveis, finanças e petróleo, estavam entre os com maiores perdas.

Em Frankfurt, o DAX abriu em queda de 2,87%, mas apresentou ligeira recuperação em seguida, ficando em 1,76%. Em Paris, o índice CAC 40 perdia 2,83%.O peso mexicano foi duramente atingido durante a madrugada desta quarta-feira com a proximidade de Trump à Casa Branca, chegando à baixa recorde de mais de 20 pesos por dólar, e perdendo mais de 13% de seu valor nas operações pré-abertura do mercado.

Por outro lado, os mercados financeiros russos operavam nesta quarta-feira em alta. No meio da manhã, hora local, o índice RTS em dólares ganhava 1,09%, e o Micex em rublos avançava 1,36%. A abertura da Bolsa de Moscou foi menos traumática que nas demais.

Os mercados tinham precificado a vitória da democrata Hillary Clinton, vista como uma opção de status quo. Havia incerteza substancial sobre as posições políticas de Trump, assim como o ceticismo do mercado sobre suas visões em diversos assuntos, como o comércio.