Cotidiano

BNDES terá programa de revitalização de ativos

BRASÍLIA. O governo federal vai anunciar em instantes um processo de revitalização dos ativos do BNDES. A presidente do banco, Maria Silvia Bastos Marques se reuniu na manhã desta quinta-feira com a cúpula doMinistério do Planejamento, em Brasília, e, de lá, partiu para o Planalto, onde o modelo final do programa será definido.

O BNDES teve prejuízo de R$ 2,2 bilhões no primeiro semestre de 2016, o primeiro desde 2003. No primeiro semestre de 2015, o banco teve lucro de R$ 3,5 bilhões. De acordo com a instituição, ?o resultado foi consequência, principalmente, de despesas com provisões, tanto da carteira de crédito e repasses quanto da carteira de participações societárias?.

O índice de inadimplência da carteira do BNDES considerando atraso de 30 dias, alcançou 1,38% em 30 de junho deste ano, superior ao registrado em dezembro de 2015 (0,02%).

No dia da publicação do balanço do trimestre, Ricardo Baldin, diretor de controladoria do BNDES disse que a expectativa de estabilização da inadimplência do banco estava ligada a programas do governo “de revitalização de ativos para empresas”, no qual o BNDES estava incluído.