Cotidiano

Biometria será novidade em quase 60 municípios

Juntos, de acordo com o TRE-PR, esses 65 municípios abrigam 4,1 milhões dos 7,5 milhões de eleitores cadastrados no Estado

Cascavel – Na disputa municipal de 2012, quando foram escolhidos os atuais prefeitos e vereadores, Curitiba e Balsa Nova foram os únicos municípios do Paraná que tiveram a identificação biométrica à disposição. Na deste domingo, o número de municípios cujos eleitores serão identificados pelas digitais será bem maior: 65. Desses, oito viveram essa experiência em 2014, na eleição para cargos estaduais e federais, enquanto nos demais o sistema biométrico será empregado pela primeira vez.

Juntos, de acordo com o TRE-PR, esses 65 municípios abrigam 4,1 milhões dos 7,5 milhões de eleitores cadastrados no Estado. E para 2018, quando ocorrerá a próxima eleição nacional, o Tribunal pretende atingir 100% do eleitorado paranaense com a biometria, que é considerada a ferramenta definitiva para impedir que um eleitor vote em nome de outro.

ORIENTAÇÃO

Em todos os municípios onde haverá votação biométrica pela primeira vez a Justiça Eleitoral tem orientado os eleitores a comparecer aos locais de votação o quanto antes possível neste domingo. O método é ágil, mas como é a primeira experiência há um temor de que possa haver atrasos pontuais.

NO OESTE

Entre os municípios paranaenses que terão votação biométrica pela primeira vez neste domingo estão os seguintes da região Oeste: Cascavel, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu.