Cotidiano

BHP busca 21.000 mulheres para atingir equilíbrio entre gêneros

RIO ? A multinacional BHP Billiton pretende que as mulheres ocupem metade de seu quadro de funcionários até 2025. Com essa iniciativa, a maior mineradora do mundo almeja mudar o equilíbrio entre gêneros em um setor dominado pelos homens.

Em um comunicado, o CEO Andrew Mackenzie admitiu que a companhia não é ?tão inclusiva ou diversa quanto poderia ser?. Dos cerca de 65.000 colaboradores da BHP, incluindo contratados, apenas 18% são mulheres. Baseado nesses dados, para atingir a meta até 2025, a empresa deverá contratar 21.000 mulheres, incluindo pessoal próprio e contratados, segundo cálculos da Bloomberg.

A gigante da mineração, avaliada em US$ 800 bilhões, é um negócio dominado por homens há anos, no qual até pouco tempo as mulheres estavam inclusive banidas do trabalho subterrâneo em alguns países. Os homens, por sua vez, ocupam a maioria das posições executivas das empresas de recursos naturais, que ficam atrás em relação a outros setores.

Embora a proporção esteja crescendo, as diretoras mulheres respondiam por apenas 10,9% dos conselhos das mineradoras em 2014, contra mais de 15% no ramo de bens de consumo e serviços, segundo estudo da Women in Mining UK e da PricewaterhouseCoopers.

?Sem novas iniciativas levaria 30 anos para chegar só a 30% de representação feminina?, disse Mackenzie, da BHP, em nota. ?É preciso fazer mais e faremos. E nossa meta para 2025 é atingir o equilíbrio entre gêneros em todos os níveis da organização na próxima década.?

Dos 27.000 empregados diretos da BHP, as mulheres também representam 18%. A companhia afirma que está perseguindo a meta para funcionários diretos e que incentivará as empresas contratadas a fazerem o mesmo.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE

?Existem oportunidades de trabalhar com os nossos fornecedores para alinhar os processos da nossa cadeia de abastecimento com nossas aspirações de inclusão e diversidade?, informou a BHP por e-mail. ?Trabalharemos juntos com os nossos parceiros da cadeia de abastecimento para entender onde podemos criar oportunidades para respaldar nosso compromisso de inclusão e diversidade.?

A BHP apresentará ?imagens contrárias ao estereotipo?, como mineradoras mulheres e jovens líderes femininas em seus visuais internos e externos em uma tentativa de atrair e reter talentos diversos, informou a companhia. E também buscará mitigar parcialidades em suas políticas e processos e desenvolver opções de trabalho flexíveis.

Com o mesmo propósito, a Fortescue Metals Group, quarta maior exportadora de minério de ferro do mundo, começará a divulgar o avanço da participação feminina entre seus funcionários a cada trimestre buscando melhorar o equilíbrio entre gêneros, disse o CEO Nev Power a jornalistas, na quinta-feira. As mulheres atualmente respondem por 16% do pessoal da produtora com sede em Perth, Austrália, informou a companhia em comunicado.