Cotidiano

Beltrame quer criar protocolo de ação em casos de ocupação de prédios públicos

201605310941177167.jpg-GHD2OBG07.1.jpgRIO ? O Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, pediu que a Casa Civil faça urgentemente uma reunião com o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Militar. O objetivo é alinhar uma conduta a ser adotada por autoridades de segurança em casos de ocupação de prédios públicos. Beltrame quer que nesta reunião, ainda sem data, seja gerado um protocolo para desocupar prédios públicos sem violência. links crise educação

A intenção do secretário é resolver problemas como o que está acontecendo nesta terça-feira, quando cerca de 80 estudantes ocupam o prédio da Secretaria Estadual de Educação, no Santo Cristo. Os estudantes estão desde a manhã da segunda no interior do edifício. Eles reivindicam um encontro com o governador em exercício Francisco Dornelles.

A ocupação do prédio aconteceu nove dias após policiais do Batalhão de Choque terem retirado à força um grupo da Secretaria estadual de Educação. Na manhã desta terça-feira, professores e apoiadores do movimento aguardavam de fora do prédio. Funcionários, que chegaram para o trabalho, foram impedidos de entrar na secretaria. Os alunos permitem apenas entrada de pequenos grupos para ir ao banheiro. Policiais militares também estão no local, e o clima é pacífico.

LEIA MAIS:

Educação quer cortar 15% de cargos comissionados

Alunos do CAp-Uerj terão aulas durante ocupação da unidade

Pedro II vai custear passagem e hospedagem de aluna na Dinamarca

Acervo O GLOBO: PM usa bombas e cães para reprimir protesto de professores em greve no Rio