Esportes

Bellucci derruba 13º do mundo e enfrentará Nadal

RIO – Depois de 16 anos, o Brasil está de volta às quartas de final nas simples no tênis olímpico. Nesta quinta-feira, mesmo diante do 13º do mundo, o belga David Goffin, Thomaz Bellucci, empurrado por cerca de cinco mil pessoas na quadra 1, foi um guerreiro, virou um primeiro set que parecia perdido e venceu com autoridade por 7/6 e 6/3. Links tênis

O último brasileiro a ir tão longe na disputa olímpica foi Gustavo Kuerten. Em 2000, ano também do bicampeonato em Roland Garros e da conquista da Masters Cup de Lisboa, o ex-número 1 do mundo só foi parado pelo campeão russo Yevgeny Kafelnikov, nas quartas de final.

Nas próxima partida, Bellucci, o 54º do mundo, terá outra pedreira pela frente: o espanhol Rafael Nadal, na quinta colocação do ranking. Campeão olímpico em 2008, Nadal derrotou o francês Gilles Simon nesta quinta-feira.

Será o sexto jogo entre os dois tenistas, e Bellucci tentará uma vitória inédita. No último confronto, em em Wimbledon, ano passado, o europeu venceu por 6/4, 6/2 e 6/4.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

201608111314209508_RTS.jpg

No set inicial da partida desta quinta, Goffin abriu 3/1 e 4/2. Bellucci seguiu na luta até que, no décimo game, quando o belga sacava para fechar o set em 5/4, devolveu a quebra. O número 13 do mundo, em seguida, voltou a levar a melhor no serviço do anfitrião. Mas, quando o belga sacou em 6/5, nova quebra a favor do paulista. No tiebreak, o brasileiro salvou set point e precisou de cinco oportunidades para levar a parcial por 12 a 10.

O equiliíbrio foi ainda maior na segunda série. No quinto game, Bellucci teve um break, salvo pelo belga. No entanto, dois games depois, o brasileiro conquistou a quebra, para delírio da torcida. E, sacando em 5/4, Bellucci, com um voleio, fechou o jogo para quebrar com a escrita.

Logo apos a vitória, a torcida, na quadra central, onde jogavam o britânico Andy Murray e o italiano Fabio Fognini, gritou o nome do brasileiro. Bellucci e Nadal se enfrentam na sexta-feira.