Cotidiano

Bélgica aplica pela 1º vez eutanásia em um paciente menor de 18 anos

Bruxelas – Um jovem de 17 anos foi eutanasiado neste sábado, na Bélgica, na primeira aplicação de uma nova lei adotada pelo país em 2014, que permite a morte assistida de menores de idade. A notícia é do jornal ?Het Nieuwsblad?, que não divulgou a identidade, idade e nem a doença do paciente.

Wim Distelmans, presidente do Comissão Federal de Controle e Avaliação sobre a Eutanásia na Bélgica, disse em um comunicado enviado por email que o primeiro caso foi relatado para a sua comissão por um médico local na semana passada.

A Bélgica legalizou a eutanasia em 2002, e dois anos depois fez uma emensa na lei que permitia a morte assistida por médicos de menores de idade, em casos extremos e e com consentimento explícito dos pacientes. É o único país onde é permitido a eutanasia em pessoas de todas as idades. Na Holanda, uma lei permite a morte assistida apenas em crianças a partir de 12 anos.

Entre 2003 e 2013, quase 9 mil pessoas foram eutanasiadas na Bélgica, segundo dados Comissão Federal de Controle e Avaliação sobre a Eutanásia do país.