Cotidiano

Bebê nasce pela segunda vez após cirurgia emergencial fora do útero da mãe

bebê.png

RIO ? Um bebê de Lewisville, no Texas, foi retirado do útero de sua mãe por 20 minutos para uma cirurgia que salvaria sua vida. Com 16 semanas de gravidez, Margaret Hawkins Boemer descobriu que a filha, Lynlee Hope, tinha um tumor raro na espinha, que se manifesta em um a cada 30 mil ou 70 mil nascidos vivos. A massa, conhecida como teratoma sacrococcígeo, desviava o sangue do feto, aumentando o risco de insuficiência cardíaca fatal. O problema, de causas desconhecidas, é quatro vezes mais frequente em meninas do que em meninos.

Inicialmente, Margaret esperava gêmeos, mas perdeu um de seus bebês antes do segundo trimestre. Ela havia sido aconselhada a terminar sua gravidez por completo antes de os médicos do Centro Fetal das Crianças de Texas sugerirem a cirurgia de risco. O tumor e o bebê ainda não desenvolvido tinham quase o mesmo tamanho, conforme a equipe cirúrgica pensava. Eles estimavam que Lynlee teria 50% de chance de sobreviver. Ela pesava apenas 530g quando o procedimento foi feito.

bebês 24.10?Com 23 semanas, o tumor estava parando seu coração e causando insuficiência cardíaca, por isso foi uma escolha de permitir que o tumor assumisse seu corpo ou dar-lhe uma chance na vida. Foi uma decisão fácil para nós?, disse Margaret à CNN.

O médico Darrell Cass, do Centro Fetal das Crianças de Texas, participou da cirurgia. Ele disse que o tumor era tão grande que foi preciso uma ?enorme? incisão para alcançá-lo, deixando o bebê ?pendurado no ar?. O coração de Lynlee praticamente parou durante a operação, mas um especialista a mantinha viva enquanto a maior parte do tumor era removida, acrescentou. Em seguida, a equipe a colocou de volta no ventre da mãe e costurou seu útero para cima.

Margaret passou as doze semanas seguintes em repouso absoluto, e Lynlee veio à luz pela segunda vez no dia 6 de junho. Ela nasceu por cesariana, pesando 2,41 kg. Aos oito dias de vida, uma nova cirurgia ajudou a remover o restante do tumor do cóccix do bebê.

?Ela ainda é uma criança, mas está fazendo bonito?, acrescentou Cass, afirmando que a menina está, agora, ?em casa e próspera?.