Cotidiano

BC anuncia mudança na condução da política de juros no país

m1340297.jpgBRASÍLIA – Em mais uma empreitada para recuperar a credibilidade do Banco Central, a nova diretoria afirmou nesta terça-feira que o Comitê de Política Monetária (Copom), agora, tem a missão de manter a inflação na meta num ?horizonte relevante não estático?. Isso significa que o BC buscará atingir o objetivo a cada encontro do Copom. Apesar de parecer um detalhe na comunicação, a informação representa uma mudança na condução da política de controle de preços. JUROS 2709

? Não há um momento mágico de troca de um horizonte para o outro ? disse o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho.

Com isso, o BC quer dizer que não acontecerá mais como ocorria na gestão do ex-presidente Alexandre Tombini à frente da autoridade monetária. Em várias ocasiões, a antiga diretoria do BC admitia que não conseguiria levar a inflação para a meta e jogava para frente a data em que as previsões para a inflação convergiriam para o objetivo.

Questionado sobre essa mudança de comunicação, Carlos Viana evitou criticar diretamente a gestão anterior. Disse apenas que o que a atual diretoria quer é deixar claro como é conduzida a política de controle da inflação.

? Não cabe comparar a abordagem. É importante ver como vemos ? esquivou-se o diretor, que completou:

? Não há um momento crítico em que há uma substituição de um horizonte pelo outro. É um processo contínuo, que ocorre de forma gradual.