Cotidiano

BC ainda não vê espaço para cortar juros, diz ata do Copom

m984939.jpg

BRASÍLIA – O Banco Central (BC) reafirmou que ainda não há espaço para cortar os juros por causa da inflação alta. De acordo com a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira, a alta de preços ainda está num patamar que impede a flexibilização dos juros.

Na semana passada, os diretores do Banco Central fizeram o que previa o mercado financeiro: deixaram estável o juro básico em 14,25% ao ano. Foi o último Copom da gestão de Alexandre Tombini à frente da autoridade monetária. Ele deixa o cargo com a inflação acumulada nos últimos 12 em 9,32%. A meta para este ano é de 4,5% com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais.

De acordo com os economistas, entretanto, a recessão econômica, a alta do desemprego e queda do consumo tende a frear os preços daqui para frente. A troca de comando do BC aumenta essa expectativa. O novo presidente, Ilan Goldfajn, defende a volta do tripé econômico: inflação controlada, política fiscal austera e câmbio flutuante.

(Aguarde mais informações)