Cotidiano

Banco de Ração distribui uma tonelada para ONGs que cuidam de animais

Alimento ajuda voluntários na causa animal

Banco de Ração distribui uma tonelada para ONGs que cuidam de animais

Cascavel – Representantes de ONGs e protetores independentes, cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, no setor de Bem-Estar Animal, receberam nessa sexta-feira (23) o primeiro repasse de ração para cães e gatos, por meio do Programa Banco de Ração. O Banco de Ração foi criado pela Lei 7.124/2020, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos.

Uma tonelada de ração será distribuída para as entidades que cuidam dos animais como cães e gatos. “Nós temos uma lei municipal aprovada na Câmara que cria o Banco de Ração, que será fomentado por doações, parcerias e recursos públicos. O Banco de Ração vai suprir a dificuldade em conseguir alimentos para as ONGs e os cuidadores que adotam animais e não têm condições de comprar a ração. Essa é uma política pública nova que precisa ser aperfeiçoada, organizada, planejada e estruturada e é isso o que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo. A ração recebida será distribuída para ONGs e protetoras cadastradas. Vamos aprimorar o trabalho para cumprir a legislação e garantir o bem-estar animal”, disse o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

O vereador Serginho Ribeiro, autor da lei, destacou a importância da união entre os Poderes Legislativo e Executivo em prol da causa animal. “Mais uma luta do Executivo. Uma sensibilidade do prefeito Paranhos em torno da causa animal. Não tínhamos nada nesta área e agora já contamos com o Samucão, o Castramóvel, a Patrulha Ambiental, de combate aos maus-tratos, e o Banco de Ração. Uma conquista que, vale salientar, ajudará muitas ONGs e protetores que já pagam essa conta de cuidado com os animais”.

O Banco de Ração já está funcionando e a gestão ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente, que terá a missão de armazenar, receber, destinar e controlar a saída desses alimentos. “Nós iremos até esses protetores independentes conhecer sua realidade, verificar a quantidade de animais abrigados e orientar sobre a necessidade de castração. E esse será um requisito para esses cuidadores independentes serem beneficiados pelo Banco de Ração”, explicou a veterinária Ana Maria Formiga, da Secretaria de Meio Ambiente.

O médico-veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, gerente de Vida Selvagem e Bem-Estar Animal, destacou que, quando se fala em política pública voltada à causa animal, Cascavel é referência com os trabalhos já colocados em prática como o Castramóvel, o Samucão e agora o Banco de Ração.

Para ele, o reflexo dessas ações será visto no médio e longo prazo. “Não estamos pensando no agora, mas lá na frente. Por isso, essas ações têm que ser bem embasadas e bem organizadas, porque precisamos começar e manter esses trabalhos, dar uma constância a eles e, assim, teremos a diminuição de animais abandonados, maus-tratos e, para isso, dependeremos desses trabalhos que estamos realizando agora”, completa.

A protetora Sirlei Mazur disse que as doações provenientes do Banco de Ração vão auxiliar os trabalhos dos cuidadores: “Muitas vezes, eles não têm como comprar a ração para os animais. A ração doada é de qualidade, muito boa. Eu tenho 16 animais e cuido de mais 20 em uma chácara e cuido de animais de rua, então, essa ajuda veio em boa hora e vai garantir a saúde de cães e gatos que são retirados das ruas”.

Foto: SECOM

A lei permite:

– doações de estabelecimentos comerciais e industriais ligados a produção e comercialização, atacado ou no varejo, de produtos e gêneros alimentícios destinados aos animais;

– doações das apreensões por órgãos da administração municipal, estadual e ou federal resguardada a aplicação das normas legais;

– doações de órgãos públicos ou de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.