Cotidiano

Bancários decidem hoje sobre greve geral

O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região convocou assembleia geral extraordinária para esta sexta-feira, a partir das 17h30

Cascavel – O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região convocou assembleia geral extraordinária para esta sexta-feira, a partir das 17h30 (em segunda convocação), no auditório do Colégio Eleodoro Ébano Pereira (rua São Paulo, 882, Centro), para deliberação sobre a deflagração de greve geral e por tempo indeterminado, a partir do dia 8 de setembro (quinta-feira).

O presidente do Sindicato, Gladir Basso, que preside também a Federação da classe do Paraná, explica que em todo País os bancários estarão realizando assembleias nesta semana, para decidir sobre o movimento paredista nacional. A greve está sendo motivada pela proposta patronal, apresentada na última segunda-feira (28), em São Paulo, pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

“A proposta apresentada pelos banqueiros, prevendo 6,5% de reajuste, abono de R$ 3 mil e PLR calculada nos moldes do última Convenção Coletiva de Trabalho assinada ano passado, foi rejeitada na mesa de negociação pelo movimento sindical bancário”, afirmou Gladir Basso, que vem participando das negociações.

Ainda segundo o dirigente sindical, neste ano os bancários reivindicam reajuste salarial com base na inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos doze meses, mais 5% de aumento real, totalizando 14,78%. Vale lembrar que a data-base dos bancários é 1º de setembro.