Política

Bancada do Paraná se divide sobre distritão

Brasília – A Câmara dos Deputados “derrubou” a implantação do “distritão” proposta na reforma política. No Paraná, a bancada federal literalmente se dividiu. Doze votaram contra e doze a favor. Os outros seis deputados não apareceram para votar. A votação terminou já na madrugada de ontem.

Pelo chamado “distritão”, o estado e o município se torna um distrito eleitoral. Assim, são eleitos os candidatos mais votados no distrito, a exemplo da eleição para senadores, e não mais na composição que ocorre pelo sistema de partidos e coligações.

A proposta rejeitada previa esse sistema de eleição para deputados – federais, estaduais e distritais – já no ano que vem e incluiria os vereadores em 2020. A partir de 2022, os deputados seriam eleitos pelo sistema distrital misto – segundo o qual, metade das vagas é destinada aos mais votados nos distritos e a outra metade é preenchida de acordo com a votação dos partidos, em lista preordenada.

Polêmica

Quem defende o “distritão” argumenta que é simples de ser compreendido pelo eleitor (pois o mais votado é o eleito), reduziria o número de candidatos e acabaria com a figura dos chamados puxadores de votos – aqueles que recebem muitos votos e elevam o quociente partidário permitindo a eleição de candidatos menos votados.

Já os contrários afirmam que o modelo privilegia quem já está no poder, especialmente os caciques dos partidos. É quase que uma reeleição garantida. Isso porque favorece os candidatos mais conhecidos do eleitorado e dificulta a eleição de novos candidatos no cenário político, além de enfraquecer o papel dos partidos.

No sistema atual, o proporcional, as cadeiras de deputados federais, estaduais e vereadores são divididas de acordo com o quociente eleitoral, que determina quantas vagas cada partido tem direito.

Confira como votou cada deputado paranaense

A FAVOR

Alex Canziani (PTB)

Dilceu Sperafico (PP)

Edmar Arruda (PSB)

Hermes “Frangão” Parcianello (PMDB)

João Arruda (PMDB)

Nelson Meurer (PP)

Osmar Bertoldi (DEM)

Osmar Serraglio (PMDB)

Sandro Alex (PSD)

Sérgio Souza (PMDB)

Hidekasu Takayama (PSC)

Toninho Wandscheer (Pros)

CONTRA

Alfredo Kaefer (PSL)

Aliel Machado (Rede)

Assis do Couto (PDT)

Christiane Yared (PR)

Fernando Francischini (SD)

Diego Garcia (PHS)

Enio Verri (PT)

Leandre (PV)

Luciano Ducci (PSB)

Luiz Nishimori (PR)

Nelson Padovani (PSDB)

Zeca Dirceu (PT)

AUSENTES

Evandro Roman (PSD)

Fernando Giacobo (PR)

Leopoldo Meyer (PSB)

Luiz Carlos Hauly (PSDB)

Reinhold Stephanes (PSD)

Rubens Bueno (PPS)