Cotidiano

Avianca suspende os voos que opera na Venezuela após incidente

2015 835265713-217306488.jpg_20150723.jpgRIO – A Avianca suspendeu todos os seus voos na Venezuela após um avião militar venezuelano ter se aproximado de uma aeronave comercial da empresa aérea colombiana.

? Os voos estão suspensos até que tenhamos garantias de segurança para voltar a cruzar o céu venezuelano ? disse um porta-voz da companhia à agência AFP.

A medida tomada pela empresa, que há tinha reduzido as frequências para o país devido a problemas cambiais na Venezuela, afeta todos os voos diários entre Bogotá e Caracas e também a linha entre Lima, no Peru, e a capital venezuelana.

Além disso, os voos que vêm da Europa serão orientados a evitar os céus da Venezuela.

O incidente ocorreu na noite de sexta-feira, quando um voo da Avianca detectou no espaço aéreo venezuelano a presença em “curta distância” e durante quatro minutos de um avião do país, informou neste sábado o governo colombiano.

O Ministério da Defesa explicou que duas horas depois do ocorrido as autoridades venezuelanas responderam aos ?contínuos pedidos? da Colômbia, informando ?que se tratava de uma aeronave militar venezuelana em missão de navegação?.

Segundo o comunicado, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países conversaram sobre o incidente e ?concordaram em agilizar as comunicações entre os Sistemas de Alerta Precoce?.