Cotidiano

Avalanche mata mais de 100 pessoas no Afeganistão

cabul.jpg

CABUL – Pelo menos 54 pessoas foram mortas nos últimos três dias no Afeganistão por avalanches causadas pela neve pesada. Omer Mohammadi, porta-voz do Ministério para a Gestão de Desastres e Assuntos Humanitários, afirmou que foram registrados também mais de 20 feridos.

Segundo Mohammadi, 22 das 33 províncias afegãs experimentaram neve pesada. Aproximadamente 20 casas foram destruídas por avalanches e cerca de 50 foram fortemente danificadas.

Governador da província de Parwan, Mohammad Aseem disse que 16 pessoas foram mortas e outras oito feridas em avalanches em dois distritos. Assem afirmou que uma equipe foi enviada às áreas afetadas, mas que muitas estradas foram obstruídas pela neve. Em uma delas, policiais e soldados regstraram cerca de 250 veículos parados.

Naweed Frotan, porta-voz do governador da província de Badakhshan, disse que os relatórios iniciais mostram que pelo menos 18 pessoas morreram, mas ressaltou que este número deveria aumentar.

Mohammadi acrescentou que até agora mais de 550 animais foram mortos e mais de 1000 hectares de terras agrícolas foram destruídas nas províncias afetadas.

O Aeroporto Internacional de Cabul foi fechado por causa da neve e gelo na pista. Neste domingo, o governo decretou feriado devido à forte queda de neve.

CATÁSTROFES EM OUTROS PAÍSES DA ÁSIA

No vizinho Paquistão, pelo menos nove pessoas, incluindo crianças, foram mortas por uma avalanche no distrito de Chitral, ao norte, com até 14 moradores podendo estar ainda presos nos destroços de suas casas, segundo a autoridade do distrito Syed Maghferat Shah. Em um incidente separado na região de Chitral, um trabalhador de resgate do governo foi morto quando uma avalanche atingiu um posto de controle perto da fronteira entre Paquistão e Afeganistão, disse o oficial de comando à Reuters.

Na sexta-feira, uma avalanche matou três pessoas em uma área montanhosa perto de Teerã, no Irã. As vítimas estavam em uma estrada na vila de Mobarakabad, a cerca de 70 quilômetros a nordeste da capital do país. Equipes de resgate conseguiram salvar outras pessoas que estavam presas na neve. As estradas foram bloqueadas e também houve atraso nos voos.

No fim de janeiro, em Caxemira, no norte da Índia, uma avalanche atingiu um posto militar e enterrou 21 soldados indianos. Sete foram resgatados.