Esportes

Austrália só deve ir para a Vila Olímpica na quarta-feira

A chefe de missão da delegação australiana, Kitty Chiller, e o assessor de imprensa do Comitê Olímpico Australiano, Mike Tancred, detalharam os problemas estruturais que encontraram nas instalações da delegação na Vila. Segundo Kitty, falhas nos sistemas elétricos, hidráulicos e de gás, poderiam ser uma combinação perigosa. Por isso, os 410 atletas e cerca de 300 membros técnicos da delegação só devem se instalar na Vila dos Atletas na quarta-feira. Quem já chegou ao Rio foi instalado em hotéis da região.

Em sua quinta Olimpíada como chefe de missão, Chiller disse que em termos de preparo a Vila do Rio foi a mais problemática.

– Toda Olimpíada temos problema. Mas realmente, hoje os problemas nos preocuparam. Era uma questão de segurança. Os quartos tinham problemas hidráulicos, no sistema de gás e na água. A combinação poderia ser perigosa. Em cinco edições dos Jogos foi o pior tipo de problema que enfrentamos na Vila. Não é a pior Vila que já vi, ela até é boa. Mas as falhas são graves. A situação da tarde deste domingo já era muito melhor do que a da manhã. Acreditamos que na quarta-feita consigamos entrar.

O assessor de imprensa do comitê australiano ressaltou a importância do funcionamento da Vila:

– Toda Olimpíada temos problemas. Em Sidney, tivemos um problema com o motorista. Para uma Olimpíada funcionar precisamos de três coisas: transporte, uma boa vila e alimentação boa. A Vila não é só um alojamento para dormir – disse Tancred.

O prédio destinado a Nova Zelândia também apresentou problemas, mas esses já foram previamente solucionados e alguns atletas já estão instalados em seus apartamentos.

Cerca de 500 operários trabalham 24h por dia na Vila para resolver as falhas. Brasil, Holanda, Itália e Estados Unidos contrataram funcionários adicionais para trabalhar exclusivamente nos seus apartamentos.