Esportes

Ausência de atletas russos da natação pode beneficiar brasileiros

201607251243562221_AP.jpg

A decisão da Federação Internacional de Natação (Fina) de banir sete nadadores russos da Olimpíada do Rio pode beneficiar os atletas brasileiros da modalidade na luta por medalhas. Isso porque Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev, dois dos atletas banidos, eram concorrentes diretos do Brasil nos 50m livres e no revezamento 4x100m livre, ambos masculinos.

Natação Rio-2016_25/07

Morozov e Lobintsev integraram a equipe do revezamento 4x100m livre que conquistou a medalha de bronze da categoria em Londres-2012. A equipe se destacou também no campeonato mundial de natação de 2015, realizado em Kasan, na Rússia, quando conquistou a prata. Na ocasião a equipe brasileira ficou apenas em quarto lugar na final. Para o comentarista de natação do Sportv, Alex Pussieldi, o desfalque no revezamento russo pode facilitar o caminho do Brasil ao pódio.

? A Rússia tem um tempo muito forte no revezamento 4×100 livre, já teve o melhor tempo do mundo no ano de 2013. A perda de dois atletas deles nessa prova beneficia o Brasil ? afirmou o comentarista.

Segundo Pussieldi, a ausência de Vladimir Morozov pode favorecer também o nadador brasileiro Bruno Fratus, na categoria 50m livre. O russo fez o sétimo melhor tempo do mundo na categoria em 2016, enquanto Fratus é dono da oitava melhor marca.

De maneira menos direta, outra categoria que pode ser facilitada para o Brasil com o banimento dos atletas russos é o revezamento 4x200m livre masculino, que tem o seu integrante Mikhail Dovgalyuk na lista dos banidos. No ranking de 2015 da categoria, o time brasileiro obteve o nono melhor tempo, enquanto o time russo foi o quarto melhor. Uma queda no rendimento do revezamento russo nos Jogos do Rio pode significar uma possível presença brasileira na final, já que os oito melhores tempos se classificam para a disputa de medalhas.

Para Pussieldi, uma ausência que será sentida na competição é a da nadadora Yulia Efimova, grande nome da Rússia na modalidade. Namorada de Lobintsev, a atleta foi medalha de bronze nos 200m peito em Londres-2012 e é tetra campeã mundial. Essa ausência, no entanto, não influencia em nada o desempenho da equipe brasileira, que não tem atletas disputando as categorias de Yulia.