Cotidiano

Ato em frente à casa de Rodrigo Maia critica proposta de anistia ao caixa 2

RIO ? Integrantes dos movimentos Foro do Brasil, Nas ruas e Vem pra rua promovem, na manhã deste domingo, um protesto em frente ao condomínio onde mora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RS), em São Conrado, na Zona Sul do Rio. A manifestação reúne trinta pessoas. Elas pedem que não seja aprovada a emenda de anistia ao caixa dois nem a lei contra o abuso de autoridade.

Rodrigo Maia está em Brasília para uma reunião com o presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros, neste domingo. Eles pretendem fazer um pronunciamento conjunto.

No sábado, Maia não quis falar sobre o anúncio que será feito pelos três presidentes neste domingo. Ao deixar a residência oficial de Temer, o presidente da Câmara afirmou que não vai votar a emenda que anistia crimes eleitorais.

? Em nenhum momento se discutiu anistia, e a sociedade vai entender que do ponto de vista majoritário nunca se quis anistiar crimes. Isso nunca entrou em nossas discussões. O que se tratou foi de tipificação do caixa dois. E isso só vai ter fim se votarmos e deixarmos isso claro ? disse Maia.

Ele acabou admitindo que existia mesmo um texto nesse sentido, mas que não teve apoio da maioria dos líderes dos partidos.

? Aquela emenda nunca teve apoio majoritário dos partidos políticos. Ela existiu, mas nunca houve apoio majoritário.